O trabalho analisa os contributos de duas experiências formativas para o uso de podcasts no ensino de Biologia, como estratégia e como recurso. A primeira experiência foi realizada na formação inicial junto a estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará como atividade de Prática como Componente Curricular. A segunda experiência foi realizada junto a professores em exercício na educação básica da rede pública de ensino do estado do Ceará e em formação continuada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UECE). Em ambas as experiências, os participantes tiveram uma formação teórica sobre o conceito de podcast enquanto um gênero discursivo oral, os possíveis formatos (entrevista, informativo, storytelling, bate papo, dentre outros) e as potencialidades didáticas. Os podcasts já disponíveis para acesso em diversas plataformas, muitas delas gratuitas, podem ser utilizados como recursos em aulas pelo professor. Entretanto, a aprendizagem de objetos de conhecimento específicos da Biologia é potencializada no caso dos educadores envolverem os estudantes na elaboração de podcasts. Por isso, em ambas as experiências, os licenciandos e os professores-mestrandos experienciaram a elaboração de um podcast. No caso da experiência com licenciandos, foram pré-estabelecidos temas baseados em objetos de conhecimento do Documento Curricular Referencial do Ceará elaboradas à luz da BNCC para que os estudantes produzissem os podcasts. No caso do ensino superior, foram indicadas leituras de artigos científicos que foram transpostas para o formato de podcast. Após a elaboração, os podcasts foram organizados em uma playlist e reproduzida junto ao coletivo de estudantes de cada uma das experiências formativas e discutiu-se os potenciais e dificuldades para uso dessa estratégia em sala de aula. Desse modo, espera-se que esse trabalho contribua para fomentar o uso de podcasts entre os professores de Biologia, sobretudo a estratégia de elaboração de podcasts pelos estudantes.