A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional dos estudantes, sendo uma habilidade essencial para o sucesso educacional e pessoal.No entanto, motivar os alunos a se envolverem ativamente com os textos pode ser um desafio para os educadores. Nesse contexto, a "Roda de Leitura" surge como uma estratégia eficaz para promover práticas de leitura na educação escolar, pois reúne os alunos, possibilitando compartilhamentos e discussões sobre textos, ajudando dessa forma no desenvolvimento de habilidades de leitura, promovendo a compreensão dos textos, incentivando a expressão oral, despertando o interesse pela leitura, promovendo a inclusão e diversidade, e desenvolvendo empatia. Uma forma interativa e colaborativa de estimular a prática da leitura na sala de aula. Dessa forma, através dessa pesquisa, buscou-se refletir sobre a importância da roda de leitura no contexto educacional. Para tal realização, a metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, buscando se fundamentar na literatura científica referente ao tema do trabalho. Conclui-se que, ao proporcionar um espaço de diálogo, reflexão e descoberta, essa abordagem fortalece as habilidades literárias dos alunos, promovendo o desenvolvimento de uma cultura leitora e enriquece a experiência educacional como um todo.