Este trabalho é um relato de experiência, resultante do projeto de extensão intitulado "Vamos ler o mundo? (Re) Formação de leitores literários", da Universidade Regional do Cariri (URCA). O projeto, desde seu início teve como um de seus principais objetivos desenvolver em jovens leitores o gosto pela leitura literária. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que a literatura pode ser uma ferramenta de transformação social. É nesse sentido que o projeto foi desenvolvido, no intuito de amenizar os prejuízos que jovens e crianças assistidas pela ONG Conselho de Pais de Campos Sales demonstravam. A ONG, parceira da ação, nos auxiliou de muitas formas, não só disponibilizando o espaço adequado para a realização das atividades, desenvolvidas semanalmente, em sua biblioteca comunitária, como também ofertou seu acervo literário e auxilio de monitores sociais. Assim, o clube de leitura se consolidou como uma das principais atividades pedagógicas desenvolvidas no Conselho de Pais. Assim, amparados nessas circunstâncias, temos como um dos principais resultados do projeto o desenvolvimento da confiança ao expressar e assumir protagonismo por parte dos participantes, bem como o melhoramento na leitura e compreensão dos textos. Em resumo, às crianças e jovens alcançados pela ação demonstram vivacidade quando entram em contato com algum livro, e revelam prazer nas discussões propostas. Esses resultados nos mantêm ligadas ao projeto, nos incentivando a procurar formas e meios de oferecer e mediar a leitura literária e desenvolver nessas crianças e jovens uma capacidade leitora mais eficiente. Para tanto, buscamos estar atualizadas ao referencial teórico atual que discute a problemática da mediação literária, bem como ajustar tais métodos e teorias à realidade da ONG e das crianças, na certeza da importância que esse trabalho tem na formação humana desses sujeitos.