A sala de aula é um lugar de ricas possibilidades de aprendizagens, e durante um momento de círculo de cultura destacou-se a fala de uma criança em que questionava a professora sobre quando ela iria estudar matemática. A partir dessa situação-problema, surgiu o projeto de pesquisa desta turma, desse modo, o presente artigo apresenta um relato de experiência descrevendo as ações pedagógicas desenvolvidas com as crianças com idade entre 3 e 4 anos, de uma instituição de Educação Infantil da rede pública. Para isso, apresentamos uma discussão teórico prática acerca do trabalho planejado e realizado com as crianças, com foco nas conversas vivenciadas durante os círculos de cultura. A fala dessa criança foi respondida com outra pergunta, no caso o que ela compreendia ser a “matemática”?. A criança então respondeu que eram os números, nesse momento a professora lançou a problemática para a turma e pediu que cada um relatasse o seu argumento sobre o que é a matemática. Várias vozes foram reveladas, mas todas remeteram a visão tradicional e literal. Assim, a partir de indagações feitas em roda elencamos utilizar os jogos como aporte para compreendermos o que é a matemática. Nosso projeto de pesquisa buscou respaldo teórico de autores como Jean Piaget (1975), Lorenzato (2017) e Kamii (2012).