"JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110794 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2690 "inscrito_id" => 11225 "titulo" => ""JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"" "resumo" => "A sala de aula é um lugar de ricas possibilidades de aprendizagens, e durante um momento de círculo de cultura destacou-se a fala de uma criança em que questionava a professora sobre quando ela iria estudar matemática. A partir dessa situação-problema, surgiu o projeto de pesquisa desta turma, desse modo, o presente artigo apresenta um relato de experiência descrevendo as ações pedagógicas desenvolvidas com as crianças com idade entre 3 e 4 anos, de uma instituição de Educação Infantil da rede pública. Para isso, apresentamos uma discussão teórico prática acerca do trabalho planejado e realizado com as crianças, com foco nas conversas vivenciadas durante os círculos de cultura. A fala dessa criança foi respondida com outra pergunta, no caso o que ela compreendia ser a “matemática”?. A criança então respondeu que eram os números, nesse momento a professora lançou a problemática para a turma e pediu que cada um relatasse o seu argumento sobre o que é a matemática. Várias vozes foram reveladas, mas todas remeteram a visão tradicional e literal. Assim, a partir de indagações feitas em roda elencamos utilizar os jogos como aporte para compreendermos o que é a matemática. Nosso projeto de pesquisa buscou respaldo teórico de autores como Jean Piaget (1975), Lorenzato (2017) e Kamii (2012)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11225_TB2690_05102024082248.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALVES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Aparecida" "autor_email" => "andrade.aparecida15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110794 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2690 "inscrito_id" => 11225 "titulo" => ""JOGOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"" "resumo" => "A sala de aula é um lugar de ricas possibilidades de aprendizagens, e durante um momento de círculo de cultura destacou-se a fala de uma criança em que questionava a professora sobre quando ela iria estudar matemática. A partir dessa situação-problema, surgiu o projeto de pesquisa desta turma, desse modo, o presente artigo apresenta um relato de experiência descrevendo as ações pedagógicas desenvolvidas com as crianças com idade entre 3 e 4 anos, de uma instituição de Educação Infantil da rede pública. Para isso, apresentamos uma discussão teórico prática acerca do trabalho planejado e realizado com as crianças, com foco nas conversas vivenciadas durante os círculos de cultura. A fala dessa criança foi respondida com outra pergunta, no caso o que ela compreendia ser a “matemática”?. A criança então respondeu que eram os números, nesse momento a professora lançou a problemática para a turma e pediu que cada um relatasse o seu argumento sobre o que é a matemática. Várias vozes foram reveladas, mas todas remeteram a visão tradicional e literal. Assim, a partir de indagações feitas em roda elencamos utilizar os jogos como aporte para compreendermos o que é a matemática. Nosso projeto de pesquisa buscou respaldo teórico de autores como Jean Piaget (1975), Lorenzato (2017) e Kamii (2012)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11225_TB2690_05102024082248.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALVES DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Aparecida" "autor_email" => "andrade.aparecida15@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }