Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOLOGIA MOLECULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE APRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111785
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4153
    "inscrito_id" => 10498
    "titulo" => "BIOLOGIA MOLECULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE APRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR"
    "resumo" => "A Biologia Molecular é uma área da Biologia que estuda os organismos do ponto de vista molecular, com ênfase nos ácidos nucléicos (DNA e RNA), visando entender os fenômenos biológicos e como eles se relacionam com o material genético dos seres vivos. Para os estudantes tanto do Ensino Superior como os da Educação Básica, é considerada uma disciplina de difícil compreensão. Para tentar promover uma aprendizagem satisfatória desse tema, é necessário que os professores utilizem estratégias de ensino diferenciadas. Pensando nisso, o objetivo do trabalho é apresentar um relato de experiência vivenciado na disciplina de Biologia Molecular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no semestre 2023.2 a respeito da observação e da elaboração de metodologias ativas para o ensino dos conteúdos de Biologia Molecular que possam ser trabalhadas na Educação Básica. É uma pesquisa de caráter qualitativo que mostra um relato de experiência de uma estudante de graduação através da observação e participação nas aulas de Biologia Molecular. Várias estratégias didáticas foram apresentadas pelos estudantes (jogos, plataformas digitais, teatro, modelos didáticos) como resultado das atividades desenvolvidas. Esses resultados geraram impactos positivos na formação dos graduandos que tiveram a oportunidade de trabalhar estratégias inovadoras nesta disciplina, pois as propostas realizadas mostraram aos licenciados como é fundamental a criação de materiais didáticos diversificados que podem ser utilizados como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10498_TB4153_14102024155432.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Vitória Maria"
    "autor_email" => "vitoriamaria.silva@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111785
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4153
    "inscrito_id" => 10498
    "titulo" => "BIOLOGIA MOLECULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE APRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR"
    "resumo" => "A Biologia Molecular é uma área da Biologia que estuda os organismos do ponto de vista molecular, com ênfase nos ácidos nucléicos (DNA e RNA), visando entender os fenômenos biológicos e como eles se relacionam com o material genético dos seres vivos. Para os estudantes tanto do Ensino Superior como os da Educação Básica, é considerada uma disciplina de difícil compreensão. Para tentar promover uma aprendizagem satisfatória desse tema, é necessário que os professores utilizem estratégias de ensino diferenciadas. Pensando nisso, o objetivo do trabalho é apresentar um relato de experiência vivenciado na disciplina de Biologia Molecular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no semestre 2023.2 a respeito da observação e da elaboração de metodologias ativas para o ensino dos conteúdos de Biologia Molecular que possam ser trabalhadas na Educação Básica. É uma pesquisa de caráter qualitativo que mostra um relato de experiência de uma estudante de graduação através da observação e participação nas aulas de Biologia Molecular. Várias estratégias didáticas foram apresentadas pelos estudantes (jogos, plataformas digitais, teatro, modelos didáticos) como resultado das atividades desenvolvidas. Esses resultados geraram impactos positivos na formação dos graduandos que tiveram a oportunidade de trabalhar estratégias inovadoras nesta disciplina, pois as propostas realizadas mostraram aos licenciados como é fundamental a criação de materiais didáticos diversificados que podem ser utilizados como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10498_TB4153_14102024155432.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Vitória Maria"
    "autor_email" => "vitoriamaria.silva@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Biologia Molecular é uma área da Biologia que estuda os organismos do ponto de vista molecular, com ênfase nos ácidos nucléicos (DNA e RNA), visando entender os fenômenos biológicos e como eles se relacionam com o material genético dos seres vivos. Para os estudantes tanto do Ensino Superior como os da Educação Básica, é considerada uma disciplina de difícil compreensão. Para tentar promover uma aprendizagem satisfatória desse tema, é necessário que os professores utilizem estratégias de ensino diferenciadas. Pensando nisso, o objetivo do trabalho é apresentar um relato de experiência vivenciado na disciplina de Biologia Molecular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no semestre 2023.2 a respeito da observação e da elaboração de metodologias ativas para o ensino dos conteúdos de Biologia Molecular que possam ser trabalhadas na Educação Básica. É uma pesquisa de caráter qualitativo que mostra um relato de experiência de uma estudante de graduação através da observação e participação nas aulas de Biologia Molecular. Várias estratégias didáticas foram apresentadas pelos estudantes (jogos, plataformas digitais, teatro, modelos didáticos) como resultado das atividades desenvolvidas. Esses resultados geraram impactos positivos na formação dos graduandos que tiveram a oportunidade de trabalhar estratégias inovadoras nesta disciplina, pois as propostas realizadas mostraram aos licenciados como é fundamental a criação de materiais didáticos diversificados que podem ser utilizados como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.