Com foco no ensino fundamental, percebe-se que a transmissão de conteúdo apenas por meio da fala pode tornar-se tediosa e, muitas vezes, o que é ensinado dessa forma não se fixa na memória do aluno. Podemos expressar sucintamente essa retratação em uma única frase: "palavras muitas vezes se perdem ao vento", enquanto as experiências visuais tendem a deixar uma marca mais duradoura na mente, seja aquela prova que você viu e se apavorou, ou até mesmo ficou feliz, ou um susto que você tomou. Integrar exemplos visuais ao ensinar um tema pode enriquecer a experiência de aprendizado e facilitar a retenção de informações. Quando se leciona o conteúdo, seja no começo, no fim ou durante o ensino, trazer materiais didáticos e manipuláveis acarretará um maior desenvolvimento intelectual do aluno. Nesse contexto, este trabalho destaca a grande relevância dos jogos e materiais didáticos na fase inicial de alfabetização e desenvolvimento cognitivo. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa, busca-se descrever a importância dos jogos e materiais manipuláveis no contexto atual, bem como o desempenho de alguns alunos e suas habilidades por meio de metodologias ativas. Este resumo condensado enfatiza a necessidade de estratégias de ensino mais envolventes e interativas para promover uma educação eficaz no ensino fundamental.