A maioria dos cursos de Pedagogia e, em particular, os pedagogos(as) que ministram aulas de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental, ainda não estão totalmente em sintonia com as contribuições didático/metodológicas contidas na BNCC e no Currículo de Pernambuco em relação ao ensino dos componentes curriculares de Matemática. Verifica-se que esses professores ao concluirem suas graduações em pedagogia, apresentam grandes dificuldades teóricas, didáticas e metodológicas para ensinar alguns conteúdos matemáticos para alunos do 4º e 5º ano. Diante dessa visão, este trabalho tem como objetivo, discutir sobre as orientações da BNCC e os desafios enfrentados por concluintes do curso de pedagogia em relação ao ensino da matemática nos anos iniciais. Para alcançar tal objetivo e dar sustentação teórica ao trabalho, recorremos as principais referências dos seguintes autores: Brasil. (BNCC), Currículo de Pernambuco, Dourado & Siqueira (2019), Ribeiro e Albrecht (2018), Silva e Santos (2018), Gontijo (2015), GATTI (2010) e outros. Ao longo dos textos indicados como apoio teórico para redação desta pesquisa, verificou-se através da descrição e da análise as ações docentes explícitas e os fatores que orientam e facilitam as escolhas dos novos professores pedagogos(as) em relação ao conteúdo planejado para cada bimestres como também a forma de abordagem desses futuros professores em salas de aulas dos 4º e 5º anos. Pois, sabe-se que tanto a BNCC como o Currículo do Estado, teoricamente, direcionam professores de todas as áreas para buscar a renovação e o aprimoramento da educação básica. Enfim, constatou-se nas literaturas pesquisadas que a maioria dos cursos de Pedagogia não apresentam em suas ementas ou currículos, conteúdos específicos de matemática que possam nortear com mais segurança os novos pedagogos que irão atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental.