O ato de ler está usualmente relacionado com a escrita e o leitor é visto como decodificador da letra, porém para acontecer à leitura, não precisa necessariamente decifrar palavras, pois a leitura vai além da escrita. A presente pesquisa apresenta uma discussão acerca do percurso de sujeitos leitores através do ateliê de leitura, apresentando a relevância, seus modos e produções de sentidos. Tem como principal objetivo conhecer as trajetórias dos sujeitos leitores, bem como mapear os modos de leituras que foram lidos pelos sujeitos no decorrer da sua trajetória de vida e identificar a relevância e a produção de sentido em suas vidas através da leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se ancora na pesquisa descritiva e autobiográfica. Para o desenvolvimento da primeira etapa da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico de teóricos críticos que abordam sobre a leitura e suas práticas dando embasamento teórico e metodológico à pesquisa, tendo como base teórica os estudos elaborado por: Abrahão (2004); Chartier (2011); Cosson (2014, 2021); Cruz (2012); Freire (1981); Martins (1982); Momberger (2006, 2012); Kleiman (2008); Lacerda (2003); Rangel (2009); Silva (2021); Solé (1998) e Yunes (2003). No segundo momento, para construímos o corpus da pesquisa, foi montado um ateliê de leitura a fim de coletar os dados da pesquisa. Sendo assim, a coleta respeitou a seguinte ordem: realização de leituras escolhidas pelos sujeitos, a fim de identificar a produção de sentidos em suas vidas; narrativas dos sujeitos sobre suas trajetórias de leitura e a construção de um memorial de leitura autobiográfico, tomando como pressuposto cada livro, gênero textual, artefato apresentado e narrado durante o ateliê. Com os resultados obtidos, foi possível observar que cada trajetória é singular, bem como a sua importância. Pois, o ato de praticar a leitura é individualista e funciona de modo diferente para cada sujeito.