PRECISAMOS DE RESPEITO, SOMOS PESQUISADORES!
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109428 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 793 "inscrito_id" => 3881 "titulo" => "PRECISAMOS DE RESPEITO, SOMOS PESQUISADORES!" "resumo" => "As primeiras inquietações acerca dessa temática surgiram com o desenvolver do projeto “Profe encontrei um inseto!” o qual proporcionou momentos, vivências e experiências com as crianças que se descobriram pesquisadores, assim como a referência de ter uma professora pesquisadora, que questiona, que desafia e busca solucionar problemas encontrados através de investigação e pesquisa. Neste sentido o objetivo deste projeto foi despertar a curiosidade das crianças, através das vivências e das perguntas desafiadoras ao se colocar como personagem de um pesquisador/investigador, estimulando assim o seu imaginário infantil, que a partir das vivências e experiências de suas descobertas, construímos momentos significativos e sujeitos conscientes. As ações foram fundamentadas em Gouvea (2002), Vigotsky (1996), Bujes (2001), entre outros documentos que legalizam e orientam a educação infantil, como o Currículo de Blumenau que compreende a educação infantil como um espaço/tempo em “que as crianças vivem intensas descobertas, formulam hipóteses sobre as coisas, questionam, desafiam-se, imaginam, fantasiam, inventam e reinventam diversas maneiras de interagir com as pessoas, os ambientes, os espaços e os materiais à sua volta” (BLUMENAU, 2021. p. 39). A metodologia utilizada foi qualitativa, em que todas as vivências foram trabalhadas de forma dinâmica e lúdica, sendo em grande grupo, pequenos grupos e individualmente. Buscamos também momentos com pesquisadores que contribuíram para a experiência das crianças nesse momento. As práticas resultaram na descoberta de se reconhecerem como pesquisadores, que tornou-se parte da identidade coletiva, apontando novos caminhos a serem explorados, na continuidade e amplitude da capacidade do pensamento, dando voz aos seus anseios, tornando cada processo único em um grande enredo, fortalecendo as trocas, através das múltiplas relações interpessoais, buscando sentido para a principal indagação: O que é ser pesquisador?" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3881_TB793_27102024211447.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE KELLY DOS SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joyce.kellysantos12@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109428 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 793 "inscrito_id" => 3881 "titulo" => "PRECISAMOS DE RESPEITO, SOMOS PESQUISADORES!" "resumo" => "As primeiras inquietações acerca dessa temática surgiram com o desenvolver do projeto “Profe encontrei um inseto!” o qual proporcionou momentos, vivências e experiências com as crianças que se descobriram pesquisadores, assim como a referência de ter uma professora pesquisadora, que questiona, que desafia e busca solucionar problemas encontrados através de investigação e pesquisa. Neste sentido o objetivo deste projeto foi despertar a curiosidade das crianças, através das vivências e das perguntas desafiadoras ao se colocar como personagem de um pesquisador/investigador, estimulando assim o seu imaginário infantil, que a partir das vivências e experiências de suas descobertas, construímos momentos significativos e sujeitos conscientes. As ações foram fundamentadas em Gouvea (2002), Vigotsky (1996), Bujes (2001), entre outros documentos que legalizam e orientam a educação infantil, como o Currículo de Blumenau que compreende a educação infantil como um espaço/tempo em “que as crianças vivem intensas descobertas, formulam hipóteses sobre as coisas, questionam, desafiam-se, imaginam, fantasiam, inventam e reinventam diversas maneiras de interagir com as pessoas, os ambientes, os espaços e os materiais à sua volta” (BLUMENAU, 2021. p. 39). A metodologia utilizada foi qualitativa, em que todas as vivências foram trabalhadas de forma dinâmica e lúdica, sendo em grande grupo, pequenos grupos e individualmente. Buscamos também momentos com pesquisadores que contribuíram para a experiência das crianças nesse momento. As práticas resultaram na descoberta de se reconhecerem como pesquisadores, que tornou-se parte da identidade coletiva, apontando novos caminhos a serem explorados, na continuidade e amplitude da capacidade do pensamento, dando voz aos seus anseios, tornando cada processo único em um grande enredo, fortalecendo as trocas, através das múltiplas relações interpessoais, buscando sentido para a principal indagação: O que é ser pesquisador?" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3881_TB793_27102024211447.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE KELLY DOS SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joyce.kellysantos12@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }