Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE AULAS COLÓQUIOS E AULAS OFICINAS: A DINÂMICA TEORIA-PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa investigou as possibilidades do uso da Educação Histórica como aparato teórico e metodológico no ensino de História, enquanto potencialidade de contribuição didática a partir do estabelecimento de pressupostos do modelo de aula oficina em oposição ao modelo de aula colóquio, numa dinâmica onde teoria pensa a prática, e prática repensa a teoria. A pesquisa objetivou associar os princípios epistemológicos da Educação Histórica às práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), na cidade de Picos-Pi. Para isso, analisamos o desenvolvimento do paradigma metodológico citado, atrelado às categorias do Pensar historicamente e Consciência histórica, partindo de contribuições de autores como Fernando Cerri (2011) e Jörn Rüsen (2012; 2001), a partir do desenvolvimento do modelo de aula-oficina pensado por Isabel Barca (2004). O instrumental teórico produzido auxiliou o processo de planejamento das aulas para os alunos do ensino médio. Analisamos os planos de aula e as práticas da docente, e concluímos que as aulas ministradas transitaram entre os dois modelos – colóquio e aula-oficina. A aula colóquio na qual a exposição do conhecimento histórico é realizada pelo docente e os alunos participam de forma pontual predominaram nos momentos iniciais da pesquisa. A medida que a formação docente para a aula-oficina avançava percebemos a inclusão da investigação histórica e das categorias epistemológicas da história nos planos de aula, aproximando das questões colocadas por Isabel Barca. Porém, na análise dos planos e das práticas pedagógicas identificamos a dificuldade dos residentes na identificação da progressão da aprendizagem dos alunos para seguir na elaboração das aulas-oficinas. Concluímos, que as aulas oficinas ministradas, em certa medida, alcançaram os objetivos propostos pela Educação Histórica, destacando também os desafios e potencialidades existentes na dinâmica entre teoria e prática no trabalho docente a partir da implementação da aula oficina em detrimento da aula colóquio.

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