ENTRE AULAS COLÓQUIOS E AULAS OFICINAS: A DINÂMICA TEORIA-PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110668 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2524 "inscrito_id" => 10404 "titulo" => "ENTRE AULAS COLÓQUIOS E AULAS OFICINAS: A DINÂMICA TEORIA-PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A presente pesquisa investigou as possibilidades do uso da Educação Histórica como aparato teórico e metodológico no ensino de História, enquanto potencialidade de contribuição didática a partir do estabelecimento de pressupostos do modelo de aula oficina em oposição ao modelo de aula colóquio, numa dinâmica onde teoria pensa a prática, e prática repensa a teoria. A pesquisa objetivou associar os princípios epistemológicos da Educação Histórica às práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), na cidade de Picos-Pi. Para isso, analisamos o desenvolvimento do paradigma metodológico citado, atrelado às categorias do Pensar historicamente e Consciência histórica, partindo de contribuições de autores como Fernando Cerri (2011) e Jörn Rüsen (2012; 2001), a partir do desenvolvimento do modelo de aula-oficina pensado por Isabel Barca (2004). O instrumental teórico produzido auxiliou o processo de planejamento das aulas para os alunos do ensino médio. Analisamos os planos de aula e as práticas da docente, e concluímos que as aulas ministradas transitaram entre os dois modelos – colóquio e aula-oficina. A aula colóquio na qual a exposição do conhecimento histórico é realizada pelo docente e os alunos participam de forma pontual predominaram nos momentos iniciais da pesquisa. A medida que a formação docente para a aula-oficina avançava percebemos a inclusão da investigação histórica e das categorias epistemológicas da história nos planos de aula, aproximando das questões colocadas por Isabel Barca. Porém, na análise dos planos e das práticas pedagógicas identificamos a dificuldade dos residentes na identificação da progressão da aprendizagem dos alunos para seguir na elaboração das aulas-oficinas. Concluímos, que as aulas oficinas ministradas, em certa medida, alcançaram os objetivos propostos pela Educação Histórica, destacando também os desafios e potencialidades existentes na dinâmica entre teoria e prática no trabalho docente a partir da implementação da aula oficina em detrimento da aula colóquio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10404_TB2524_08042024081912.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL LEAL SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquellealsouza@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110668 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2524 "inscrito_id" => 10404 "titulo" => "ENTRE AULAS COLÓQUIOS E AULAS OFICINAS: A DINÂMICA TEORIA-PRÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A presente pesquisa investigou as possibilidades do uso da Educação Histórica como aparato teórico e metodológico no ensino de História, enquanto potencialidade de contribuição didática a partir do estabelecimento de pressupostos do modelo de aula oficina em oposição ao modelo de aula colóquio, numa dinâmica onde teoria pensa a prática, e prática repensa a teoria. A pesquisa objetivou associar os princípios epistemológicos da Educação Histórica às práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), na cidade de Picos-Pi. Para isso, analisamos o desenvolvimento do paradigma metodológico citado, atrelado às categorias do Pensar historicamente e Consciência histórica, partindo de contribuições de autores como Fernando Cerri (2011) e Jörn Rüsen (2012; 2001), a partir do desenvolvimento do modelo de aula-oficina pensado por Isabel Barca (2004). O instrumental teórico produzido auxiliou o processo de planejamento das aulas para os alunos do ensino médio. Analisamos os planos de aula e as práticas da docente, e concluímos que as aulas ministradas transitaram entre os dois modelos – colóquio e aula-oficina. A aula colóquio na qual a exposição do conhecimento histórico é realizada pelo docente e os alunos participam de forma pontual predominaram nos momentos iniciais da pesquisa. A medida que a formação docente para a aula-oficina avançava percebemos a inclusão da investigação histórica e das categorias epistemológicas da história nos planos de aula, aproximando das questões colocadas por Isabel Barca. Porém, na análise dos planos e das práticas pedagógicas identificamos a dificuldade dos residentes na identificação da progressão da aprendizagem dos alunos para seguir na elaboração das aulas-oficinas. Concluímos, que as aulas oficinas ministradas, em certa medida, alcançaram os objetivos propostos pela Educação Histórica, destacando também os desafios e potencialidades existentes na dinâmica entre teoria e prática no trabalho docente a partir da implementação da aula oficina em detrimento da aula colóquio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10404_TB2524_08042024081912.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL LEAL SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquellealsouza@ufpi.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }