Atualmente, a busca por métodos de ensino que coloquem os discentes como centro do processo de ensino/aprendizagem e protagonistas dos mesmos, requer, por arte dos docentes, a adoção de metodologias ativas, para poder atender as necessidades presentes no seu cotidiano. A presente pesquisa tem como objetivos averiguar o quão recorrente é o uso de metodologias ativas nas escolas de ensino fundamental, anos finais da sede de Brejo Santo – CE. Para a realização da presente pesquisa, o método quanti- qualitativo foi o instrumento de coleta de dados. Num primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico com vista a leitura de inscritos acadêmicos pertinentes a pesquisa. Num segundo momento foi aplicado um questionário semiestruturado junto aos professores das escolas mencionadas. Num terceiro momento foi realizada a análise dos resultados obtidos com o questionário. Os entrevistados foram questionados se o uso das metodologias ativas torna o processo de ensino aprendizagem mais eficaz e, a maioria responderam que sim. Entretanto, alguns apontaram que isso ocorre de forma híbrida, pois não dá para descartar o método tradicional completamente. Como exemplificação podemos destacar a fala do participante C “os métodos atuais ajuda sim no processo, mas continuo usando os dois pois nas minhas aulas tanto o tradicional como tecnológico funcionam”. Portanto, fica evidente a importância do uso das metodologias ativas de ensino como caminho que possibilita o aprendizado desse novo aluno, que surge no meio desses adventos tecnológicos.