A procura por estabelecer a elaboração de uma aprendizagem significativa para os estudantes torna necessária a investigação a respeito de estratégias em direção a esta finalidade. O uso de tecnologias digitais, a velocidade da informação e as mudanças causadas por sua utilização tem-se mostrado progressivamente estendido. Um levantamento bibliográfico que busque delinear a evolução da história educacional brasileira, perpassando pelo exame de como as tecnologias digitais podem ser facilitadoras dos processos de ensino e aprendizagem pode contribuir com elementos relevantes que auxiliem uma discussão sobre o assunto. Partindo dessas premissas, o objetivo deste estudo, então, é analisar as possibilidades e desafios para a aplicação de uma perspectiva construcionista e tecnodocente como instrumento de composição das práticas de docência em História na Educação Básica. Para isto, faz-se necessária a compreensão do surgimento destes conceitos teóricos, sua evolução e a possível aplicação a esta etapa educacional diante de uma discussão teórica e prática entre os dois referenciais citados: Construcionismo e Tecnodocência. Desenvolve-se, portanto, uma investigação do estado da arte dos últimos cinco anos sobre a relação entre Construcionismo, Tecnodocência e ensino de História na Educação Básica, com ênfase em publicações em periódicos e teses. Constatou-se que o Construcionismo e a Tecnodocência muito têm a contribuir para o Ensino de História na Educação Básica mas que ainda existem lacunas no desenvolvimento de pesquisas nesse sentido, o que amplia as oportunidades investigativas e demanda necessárias elucubrações a respeito das formas de direcionar essa aplicabilidade.