CONSTRUCIONISMO E TECNODOCÊNCIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111000 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2994 "inscrito_id" => 3789 "titulo" => "CONSTRUCIONISMO E TECNODOCÊNCIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A procura por estabelecer a elaboração de uma aprendizagem significativa para os estudantes torna necessária a investigação a respeito de estratégias em direção a esta finalidade. O uso de tecnologias digitais, a velocidade da informação e as mudanças causadas por sua utilização tem-se mostrado progressivamente estendido. Um levantamento bibliográfico que busque delinear a evolução da história educacional brasileira, perpassando pelo exame de como as tecnologias digitais podem ser facilitadoras dos processos de ensino e aprendizagem pode contribuir com elementos relevantes que auxiliem uma discussão sobre o assunto. Partindo dessas premissas, o objetivo deste estudo, então, é analisar as possibilidades e desafios para a aplicação de uma perspectiva construcionista e tecnodocente como instrumento de composição das práticas de docência em História na Educação Básica. Para isto, faz-se necessária a compreensão do surgimento destes conceitos teóricos, sua evolução e a possível aplicação a esta etapa educacional diante de uma discussão teórica e prática entre os dois referenciais citados: Construcionismo e Tecnodocência. Desenvolve-se, portanto, uma investigação do estado da arte dos últimos cinco anos sobre a relação entre Construcionismo, Tecnodocência e ensino de História na Educação Básica, com ênfase em publicações em periódicos e teses. Constatou-se que o Construcionismo e a Tecnodocência muito têm a contribuir para o Ensino de História na Educação Básica mas que ainda existem lacunas no desenvolvimento de pesquisas nesse sentido, o que amplia as oportunidades investigativas e demanda necessárias elucubrações a respeito das formas de direcionar essa aplicabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3789_TB2994_08042024194043.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIZA HOLANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Kaliza Holanda" "autor_email" => "kakaholanda@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111000 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2994 "inscrito_id" => 3789 "titulo" => "CONSTRUCIONISMO E TECNODOCÊNCIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "A procura por estabelecer a elaboração de uma aprendizagem significativa para os estudantes torna necessária a investigação a respeito de estratégias em direção a esta finalidade. O uso de tecnologias digitais, a velocidade da informação e as mudanças causadas por sua utilização tem-se mostrado progressivamente estendido. Um levantamento bibliográfico que busque delinear a evolução da história educacional brasileira, perpassando pelo exame de como as tecnologias digitais podem ser facilitadoras dos processos de ensino e aprendizagem pode contribuir com elementos relevantes que auxiliem uma discussão sobre o assunto. Partindo dessas premissas, o objetivo deste estudo, então, é analisar as possibilidades e desafios para a aplicação de uma perspectiva construcionista e tecnodocente como instrumento de composição das práticas de docência em História na Educação Básica. Para isto, faz-se necessária a compreensão do surgimento destes conceitos teóricos, sua evolução e a possível aplicação a esta etapa educacional diante de uma discussão teórica e prática entre os dois referenciais citados: Construcionismo e Tecnodocência. Desenvolve-se, portanto, uma investigação do estado da arte dos últimos cinco anos sobre a relação entre Construcionismo, Tecnodocência e ensino de História na Educação Básica, com ênfase em publicações em periódicos e teses. Constatou-se que o Construcionismo e a Tecnodocência muito têm a contribuir para o Ensino de História na Educação Básica mas que ainda existem lacunas no desenvolvimento de pesquisas nesse sentido, o que amplia as oportunidades investigativas e demanda necessárias elucubrações a respeito das formas de direcionar essa aplicabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3789_TB2994_08042024194043.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIZA HOLANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Kaliza Holanda" "autor_email" => "kakaholanda@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }