O presente trabalho busca apresentar o processo de definição e os critérios de escolha das tipografias que compõem a identidade visual do projeto “MicroLab”, que consiste em um laboratório virtual de Microbiologia voltado para a prática de experimentos comuns à base curricular do ensino médio e técnico. Nele, o propósito é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais facilitado e aprazível para os alunos. Com esses fins, serão implementadas técnicas de gamificação e aproximação entre aluno e laboratório, tornando o processo mais lúdico e interessante para os indivíduos que o utilizarão. Além disso, o projeto conta com especial atenção aos elementos tipográficos, considerando a acessibilidade e legibilidade dentro do espaço virtual educativo e tendo como base diretrizes que orientam a melhor utilização da tipografia para pessoas com TEA, baixa visão e dislexia, além de estar de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que estabelece que todos devem ter pleno acesso à informação, sem que existam barreiras que possam dificultar a aproximação/comunicação entre indivíduo e plataforma. Tendo em vista esses aspectos e a relevância dos tipos na expressão e construção da identidade do projeto gráfico de design, este trabalho se debruça a estudar e selecionar os aspectos essenciais de legibilidade e leiturabilidade em ambiente virtual a fim de construir um universo imersivo, expressivo e acessível aos futuros usuários. Em observância aos dados obtidos durante a pesquisa, foi possível a definição de elementos tipográficos não serifados, com larga variação entre seus pesos e sem a presença de adornos ou demais elementos que pudessem dificultar a legibilidade dos textos para o usuário.