Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE LIBRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS fosse reconhecida como língua oficial em nosso país. Tal conquista foi resultado de intensa mobilização da comunidade surda na luta pela ampliação de seus direitos. Corroborando com o fortalecimento das políticas de inclusão de pessoas surdas, e diante das demandas específicas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA Pleno São Luís, é que se construiu o Projeto Pedagógico “Oficina de Libras”, desenvolvido com o objetivo geral de fomentar o letramento em Libras entre alunos ouvintes do IEMA. Esse projeto oportuniza a difusão da LIBRAS entre a comunidade escolar, a fim de que cada vez mais atores do IEMA possam se comunicar e interagir com seus alunos e funcionários surdos, e com outras pessoas surdas para além dos muros da escola, contribuindo, pois, para a construção de ações inclusivas, que respeitem e valorizem as diferenças entre surdos e ouvintes. Como aporte teórico para a construção deste relato de experiência foram selecionados livros e artigos acadêmicos sobre a história da educação de surdos, educação inclusiva, a importância da Libras para o desenvolvimento do aluno surdo e a utilização de oficinas como estratégia de ensino, apoiando-se em alguns autores, como: Souza (2016), Silva (2017) e Soares, (1999). Destaca-se que a oficina apresentou uma grande demanda no primeiro semestre de 2022, atingindo um público diversificado, contemplando diferentes turmas de nove cursos do ensino médio técnico. Como principais resultados do projeto temos: a promoção de maior nível de interação entre alunos surdos e ouvintes; redução de obstáculos causados pela falta de comunicação; e estimulação da curiosidade voltada para o aprendizado em LIBRAS.

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