Partindo da necessidade de favorecer o processo de ensino e aprendizagem, a manipulação de materiais concretos associada com uma ferramenta tecnológica surge como alternativa na compreensão dos conteúdos matemáticos. O presente estudo tem como objetivo analisar a elaboração de materiais concretos manipuláveis com o uso da caneta 3D no ensino de MAtemática. Um dispositivo portátil, com formato semelhante a uma caneta tradicional que diferente das impressoras 3D convencionais, permitindo a criação de objetos em duas e três dimensões, que ao possibilitar realizar desenho diretamente no espaço, proporcionando uma maior liberdade de criação. Pesquisas relacionadas à Matemática, Biologia, Química e Física exploram o ensino de conceitos através de materiais táteis construídos a partir da caneta 3D, promovendo também a inclusão de estudantes com cegueira. Estudos de Nunes e Moreira (2018) abordando o empreendedorismo e tecnologia e de Lopes et al (2019), relacionado a cultura maker, mencionam o desenvolvimento de construções com o uso das tecnologias, entre tais mencionam o uso da caneta 3D. Ao explorar a caneta 3D, foi possível identificar suas possibilidades na prática pedagógica e a contribuição para o ensino da Matemática. Para a validação dos dados, a metodologia da pesquisa qualitativa exploratória contribuiu na compreensão de como a utilização da caneta 3D favorece o aprendizado da Matemática dos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal de Fortaleza. Desse modo, o estudo procurou compreender como a aplicação pedagógica da caneta 3D pode ser incorporada no campo educacional.