Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA SIMULAÇÃO DO CICLO DE FORMAÇÃO E DESTRUIÇÃO DO OZÔNIO NA ESTRATOSFERA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110556
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2384
    "inscrito_id" => 7231
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA SIMULAÇÃO DO CICLO DE FORMAÇÃO E DESTRUIÇÃO DO OZÔNIO NA ESTRATOSFERA"
    "resumo" => "A Química muitas vezes envolve conceitos microscópicos e abstratos que a tornam uma “vilã” do Ensino Médio. Assim, o desenvolvimento de estratégias modernas e simples, utilizando recursos didáticos diversos, é recomendado para dinamizar o processo de aprendizagem em Química. No contexto do brincar, a criança aprende de maneira mais natural e menos pressionada, o que facilita este desenvolvimento, possibilitando uma abordagem lúdica para atrair o interesse dos estudantes e fugir das práticas tradicionais. Este trabalho propõe uma dinâmica que utiliza materiais de fácil aquisição, tais como fita adesiva e tecido TNT, e a participação dos discentes para facilitar o entendimento sobre o ciclo de Chapman que descreve a formação e destruição de ozônio na estratosfera. Tal proposta se vale de um experimento executável em sala de aula com o objetivo de transportar, por analogia, os resultados obtidos na atividade para o conceito pretendido. Desenvolvido no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a turma de terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente do IFBA Campus Vitória da Conquista, a atividade lúdica foi construída com base na categorização de “jogo funcional” e nível I de interação, onde objetiva a manipulação de materiais que funcionem como simuladores de um conceito conhecido pelo professor, mas não pelo estudante, dentro de algumas regras preestabelecidas, em que não haja vencedores ou perdedores, primando-se pela cooperação. Avaliada de maneira qualitativa, baseada na descrição, observação e interpretação do fenômeno em estudo, a partir da investigação de dados coletados e sua forma de transcrição ou registro, a dinâmica se mostrou como uma ferramenta promissora, proporcionando uma experiência educacional dinâmica e estimulante no ensino do conceito em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7231_TB2384_27102024185710.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA FARIAS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Ana Farias"
    "autor_email" => "202211320018@ifba.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110556
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2384
    "inscrito_id" => 7231
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA SIMULAÇÃO DO CICLO DE FORMAÇÃO E DESTRUIÇÃO DO OZÔNIO NA ESTRATOSFERA"
    "resumo" => "A Química muitas vezes envolve conceitos microscópicos e abstratos que a tornam uma “vilã” do Ensino Médio. Assim, o desenvolvimento de estratégias modernas e simples, utilizando recursos didáticos diversos, é recomendado para dinamizar o processo de aprendizagem em Química. No contexto do brincar, a criança aprende de maneira mais natural e menos pressionada, o que facilita este desenvolvimento, possibilitando uma abordagem lúdica para atrair o interesse dos estudantes e fugir das práticas tradicionais. Este trabalho propõe uma dinâmica que utiliza materiais de fácil aquisição, tais como fita adesiva e tecido TNT, e a participação dos discentes para facilitar o entendimento sobre o ciclo de Chapman que descreve a formação e destruição de ozônio na estratosfera. Tal proposta se vale de um experimento executável em sala de aula com o objetivo de transportar, por analogia, os resultados obtidos na atividade para o conceito pretendido. Desenvolvido no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a turma de terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente do IFBA Campus Vitória da Conquista, a atividade lúdica foi construída com base na categorização de “jogo funcional” e nível I de interação, onde objetiva a manipulação de materiais que funcionem como simuladores de um conceito conhecido pelo professor, mas não pelo estudante, dentro de algumas regras preestabelecidas, em que não haja vencedores ou perdedores, primando-se pela cooperação. Avaliada de maneira qualitativa, baseada na descrição, observação e interpretação do fenômeno em estudo, a partir da investigação de dados coletados e sua forma de transcrição ou registro, a dinâmica se mostrou como uma ferramenta promissora, proporcionando uma experiência educacional dinâmica e estimulante no ensino do conceito em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7231_TB2384_27102024185710.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA FARIAS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Ana Farias"
    "autor_email" => "202211320018@ifba.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Química muitas vezes envolve conceitos microscópicos e abstratos que a tornam uma “vilã” do Ensino Médio. Assim, o desenvolvimento de estratégias modernas e simples, utilizando recursos didáticos diversos, é recomendado para dinamizar o processo de aprendizagem em Química. No contexto do brincar, a criança aprende de maneira mais natural e menos pressionada, o que facilita este desenvolvimento, possibilitando uma abordagem lúdica para atrair o interesse dos estudantes e fugir das práticas tradicionais. Este trabalho propõe uma dinâmica que utiliza materiais de fácil aquisição, tais como fita adesiva e tecido TNT, e a participação dos discentes para facilitar o entendimento sobre o ciclo de Chapman que descreve a formação e destruição de ozônio na estratosfera. Tal proposta se vale de um experimento executável em sala de aula com o objetivo de transportar, por analogia, os resultados obtidos na atividade para o conceito pretendido. Desenvolvido no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) para a turma de terceiro ano do curso técnico em Meio Ambiente do IFBA Campus Vitória da Conquista, a atividade lúdica foi construída com base na categorização de “jogo funcional” e nível I de interação, onde objetiva a manipulação de materiais que funcionem como simuladores de um conceito conhecido pelo professor, mas não pelo estudante, dentro de algumas regras preestabelecidas, em que não haja vencedores ou perdedores, primando-se pela cooperação. Avaliada de maneira qualitativa, baseada na descrição, observação e interpretação do fenômeno em estudo, a partir da investigação de dados coletados e sua forma de transcrição ou registro, a dinâmica se mostrou como uma ferramenta promissora, proporcionando uma experiência educacional dinâmica e estimulante no ensino do conceito em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.