APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: COMO E COM QUEM SE APRENDE A SER PROFESSOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109705 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1160 "inscrito_id" => 7414 "titulo" => "APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: COMO E COM QUEM SE APRENDE A SER PROFESSOR" "resumo" => "A aprendizagem da docência é um processo contínuo, que exige tempo e recursos para que os professores assumam novas concepções e posturas diante do ensino. Por isso, para acontecer mudanças na prática, é necessário rever conceitos e valores durante a formação. Assim, neste trabalho objetivou-se analisar o processo de aprendizagem profissional da docência construido/reconstruído por licenciandos em Pedagogia, na UFSCar, durante sua trajetória e em sua formação. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e de um quadro comparativo de discussões e reflexões dos licenciandos, e analisados por meio da Análise de Conteúdo, levando em conta três categorias da aprendizagem da docência, a saber: a) significado do ser professor; b) como se aprende a ser professor; c) com quem se aprende a ser professor. Concluiu-se que os licenciandos construíram várias aprendizagens sobre a docência: ser docente implica em uma constante construção/reconstrução do conhecimento; o professor constrói seu próprio conhecimento profissional, e faz isso de forma pessoal, coletiva e processual, agregando e transcendendo conhecimentos; e que é necessário se envolver em processos reflexivos, para que seja capaz de analisar a própria prática e tomar decisões, sendo responsável por elas. Tais evidências demonstraram a importância de discutir a aprendizagem da docência, para que os professores em formação consigam compreender a necessidade de um processo reflexivo na prática docente, assim como construir sua identidade enquanto futuro profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7414_TB1160_30092024161822.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOLÚCIA SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "JOLÚCIA" "autor_email" => "jobioka@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109705 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1160 "inscrito_id" => 7414 "titulo" => "APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: COMO E COM QUEM SE APRENDE A SER PROFESSOR" "resumo" => "A aprendizagem da docência é um processo contínuo, que exige tempo e recursos para que os professores assumam novas concepções e posturas diante do ensino. Por isso, para acontecer mudanças na prática, é necessário rever conceitos e valores durante a formação. Assim, neste trabalho objetivou-se analisar o processo de aprendizagem profissional da docência construido/reconstruído por licenciandos em Pedagogia, na UFSCar, durante sua trajetória e em sua formação. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário e de um quadro comparativo de discussões e reflexões dos licenciandos, e analisados por meio da Análise de Conteúdo, levando em conta três categorias da aprendizagem da docência, a saber: a) significado do ser professor; b) como se aprende a ser professor; c) com quem se aprende a ser professor. Concluiu-se que os licenciandos construíram várias aprendizagens sobre a docência: ser docente implica em uma constante construção/reconstrução do conhecimento; o professor constrói seu próprio conhecimento profissional, e faz isso de forma pessoal, coletiva e processual, agregando e transcendendo conhecimentos; e que é necessário se envolver em processos reflexivos, para que seja capaz de analisar a própria prática e tomar decisões, sendo responsável por elas. Tais evidências demonstraram a importância de discutir a aprendizagem da docência, para que os professores em formação consigam compreender a necessidade de um processo reflexivo na prática docente, assim como construir sua identidade enquanto futuro profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7414_TB1160_30092024161822.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOLÚCIA SANTOS DE JESUS" "autor_nome_curto" => "JOLÚCIA" "autor_email" => "jobioka@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }