Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110530
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2350
    "inscrito_id" => 10511
    "titulo" => "O PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE"
    "resumo" => "A qualificação profissional tem buscado cada vez mais mudanças significativas no aprofundamento teórico e na aplicação prática do conhecimento técnico e científico, possibilitando que a relação ensino-aprendizagem promova o diálogo entre os conteúdos curriculares, o conhecimento científico e a prática. Este fato tem representado um desafio para as diversas gerações de professores, haja vista que, na maioria dos casos, são levados a reflexões sobre sua prática pedagógica, identificando potencialidades e lacunas em sua formação inicial e continuada, acompanhando as demandas da atualidade. Assim, encontram nas metodologias ativas como a PBL (Problem Based Learning) uma forte estratégia, onde os professores criam conexões entre a teoria e a prática, permitindo que o aluno desenvolva seu protagonismo, autonomia e engajamento durante seu processo formativo, ao tempo em que os professores fortalecem a sua prática pedagógica. O estudo tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores de pós-graduação mediante vivências e imersões em um Programa de Residência em Saúde, de uma Universidade no interior do estado do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter retrospectivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso da PBL enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem na pós-graduação. Através dos fatos relatados, observou-se que a construção da prática pedagógica se deu de forma individual e coletiva, visando a aproximação entre conteúdo-professor-aluno, com autonomia e criticidade, sendo a PBL uma metodologia relevante para o alcance de resultados mais significativos sobre o ensino e aprendizagem na pós-graduação. Pode-se concluir que a PBL, enquanto metodologia ativa, construiu alicerces fundamentais para o ensino em ciências da saúde, no programa de pós-graduação observado. A aplicação desta ferramenta, associada a outras metodologias ativas e tecnologias educacionais trazem maior significância aos resultados dos professores. Entretanto, há uma carência expressiva destas metodologias em cursos de formação de professores, justificando os desafios enfrentados na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10511_TB2350_27102024002825.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEMAR MAIA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ADEMAR MAIA"
    "autor_email" => "ademarmaia10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110530
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2350
    "inscrito_id" => 10511
    "titulo" => "O PROBLEM BASED LEARNING (PBL) COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE"
    "resumo" => "A qualificação profissional tem buscado cada vez mais mudanças significativas no aprofundamento teórico e na aplicação prática do conhecimento técnico e científico, possibilitando que a relação ensino-aprendizagem promova o diálogo entre os conteúdos curriculares, o conhecimento científico e a prática. Este fato tem representado um desafio para as diversas gerações de professores, haja vista que, na maioria dos casos, são levados a reflexões sobre sua prática pedagógica, identificando potencialidades e lacunas em sua formação inicial e continuada, acompanhando as demandas da atualidade. Assim, encontram nas metodologias ativas como a PBL (Problem Based Learning) uma forte estratégia, onde os professores criam conexões entre a teoria e a prática, permitindo que o aluno desenvolva seu protagonismo, autonomia e engajamento durante seu processo formativo, ao tempo em que os professores fortalecem a sua prática pedagógica. O estudo tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores de pós-graduação mediante vivências e imersões em um Programa de Residência em Saúde, de uma Universidade no interior do estado do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter retrospectivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso da PBL enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem na pós-graduação. Através dos fatos relatados, observou-se que a construção da prática pedagógica se deu de forma individual e coletiva, visando a aproximação entre conteúdo-professor-aluno, com autonomia e criticidade, sendo a PBL uma metodologia relevante para o alcance de resultados mais significativos sobre o ensino e aprendizagem na pós-graduação. Pode-se concluir que a PBL, enquanto metodologia ativa, construiu alicerces fundamentais para o ensino em ciências da saúde, no programa de pós-graduação observado. A aplicação desta ferramenta, associada a outras metodologias ativas e tecnologias educacionais trazem maior significância aos resultados dos professores. Entretanto, há uma carência expressiva destas metodologias em cursos de formação de professores, justificando os desafios enfrentados na atualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10511_TB2350_27102024002825.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEMAR MAIA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ADEMAR MAIA"
    "autor_email" => "ademarmaia10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A qualificação profissional tem buscado cada vez mais mudanças significativas no aprofundamento teórico e na aplicação prática do conhecimento técnico e científico, possibilitando que a relação ensino-aprendizagem promova o diálogo entre os conteúdos curriculares, o conhecimento científico e a prática. Este fato tem representado um desafio para as diversas gerações de professores, haja vista que, na maioria dos casos, são levados a reflexões sobre sua prática pedagógica, identificando potencialidades e lacunas em sua formação inicial e continuada, acompanhando as demandas da atualidade. Assim, encontram nas metodologias ativas como a PBL (Problem Based Learning) uma forte estratégia, onde os professores criam conexões entre a teoria e a prática, permitindo que o aluno desenvolva seu protagonismo, autonomia e engajamento durante seu processo formativo, ao tempo em que os professores fortalecem a sua prática pedagógica. O estudo tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores de pós-graduação mediante vivências e imersões em um Programa de Residência em Saúde, de uma Universidade no interior do estado do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter retrospectivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso da PBL enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem na pós-graduação. Através dos fatos relatados, observou-se que a construção da prática pedagógica se deu de forma individual e coletiva, visando a aproximação entre conteúdo-professor-aluno, com autonomia e criticidade, sendo a PBL uma metodologia relevante para o alcance de resultados mais significativos sobre o ensino e aprendizagem na pós-graduação. Pode-se concluir que a PBL, enquanto metodologia ativa, construiu alicerces fundamentais para o ensino em ciências da saúde, no programa de pós-graduação observado. A aplicação desta ferramenta, associada a outras metodologias ativas e tecnologias educacionais trazem maior significância aos resultados dos professores. Entretanto, há uma carência expressiva destas metodologias em cursos de formação de professores, justificando os desafios enfrentados na atualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.