A qualificação profissional tem buscado cada vez mais mudanças significativas no aprofundamento teórico e na aplicação prática do conhecimento técnico e científico, possibilitando que a relação ensino-aprendizagem promova o diálogo entre os conteúdos curriculares, o conhecimento científico e a prática. Este fato tem representado um desafio para as diversas gerações de professores, haja vista que, na maioria dos casos, são levados a reflexões sobre sua prática pedagógica, identificando potencialidades e lacunas em sua formação inicial e continuada, acompanhando as demandas da atualidade. Assim, encontram nas metodologias ativas como a PBL (Problem Based Learning) uma forte estratégia, onde os professores criam conexões entre a teoria e a prática, permitindo que o aluno desenvolva seu protagonismo, autonomia e engajamento durante seu processo formativo, ao tempo em que os professores fortalecem a sua prática pedagógica. O estudo tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores de pós-graduação mediante vivências e imersões em um Programa de Residência em Saúde, de uma Universidade no interior do estado do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter retrospectivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso da PBL enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem na pós-graduação. Através dos fatos relatados, observou-se que a construção da prática pedagógica se deu de forma individual e coletiva, visando a aproximação entre conteúdo-professor-aluno, com autonomia e criticidade, sendo a PBL uma metodologia relevante para o alcance de resultados mais significativos sobre o ensino e aprendizagem na pós-graduação. Pode-se concluir que a PBL, enquanto metodologia ativa, construiu alicerces fundamentais para o ensino em ciências da saúde, no programa de pós-graduação observado. A aplicação desta ferramenta, associada a outras metodologias ativas e tecnologias educacionais trazem maior significância aos resultados dos professores. Entretanto, há uma carência expressiva destas metodologias em cursos de formação de professores, justificando os desafios enfrentados na atualidade.