PERCEPÇÃO DE MEDIADORES DA FEIRA DE FISIOLOGIA HUMANA “ILUSIONISTA OU FISIOLOGISTA? A MAGIA DOS MECANISMOS”
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111263 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3361 "inscrito_id" => 10290 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE MEDIADORES DA FEIRA DE FISIOLOGIA HUMANA “ILUSIONISTA OU FISIOLOGISTA? A MAGIA DOS MECANISMOS”" "resumo" => "A Fisiologia Humana estuda os mecanismos biológicos dos sistemas corporais. Nesse sentido, as feiras científicas permitem a formação dos estudantes como pesquisadores e divulgadores de ciência. Este trabalho objetivou analisar a percepção dos mediadores acerca dos eventos-teste da Feira de Fisiologia Humana “Ilusionista ou Fisiologista? A magia dos mecanismos” promovida pela Liga Acadêmica de Fisiologia Humana - UFC. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para isso, disponibilizou-se um questionário adaptado da literatura, com 10 perguntas fechadas, através do Google Forms. Foi adotada a escala do tipo Likert contendo entre zero a dois: 0 – discordo, 1– concordo parcialmente e 2 – concordo totalmente. As perguntas foram organizadas em 5 categorias: Assunto (1), Comunicação (3), Materiais (2), Visitantes (3) e Formação (1). Participaram 11 mediadores, sendo 4 (36,4%) graduandos e 7 (63,6%) pós-graduandos, todos da área da saúde. Dentre estes, 5 (45,5%) eram do sexo feminino e 6 (54,5%) do sexo masculino. Cerca de 88% dos mediadores tiveram a percepção de que compreendiam plenamente o conhecimento exposto durante a Feira de Fisiologia e o uso de materiais experimentais auxiliavam na compreensão dos assuntos (90,9%). Além disso, consideram que tanto o espaço universitário (90,9%), quanto a linguagem utilizada (90,9%) são essenciais para a Divulgação Científica. Contudo, não houve unanimidade quanto ao uso de diferentes estratégias de comunicação. Em relação ao conhecimento prévio dos visitantes, 72,7% dos mediadores avaliaram-no como relevante para o aprendizado de Fisiologia Humana. A grande maioria dos medidores (90,9%) concordou que a Feira contribuiu para sua formação profissional e acadêmica. Portanto, os resultados sugerem que a Feira de Fisiologia é relevante para a Divulgação Científica na perspectiva de formação dos mediadores como novos divulgadores de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10290_TB3361_08042024221400.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMESSON MATEUS DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "DEMESSON" "autor_email" => "demessonmateus17@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111263 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3361 "inscrito_id" => 10290 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE MEDIADORES DA FEIRA DE FISIOLOGIA HUMANA “ILUSIONISTA OU FISIOLOGISTA? A MAGIA DOS MECANISMOS”" "resumo" => "A Fisiologia Humana estuda os mecanismos biológicos dos sistemas corporais. Nesse sentido, as feiras científicas permitem a formação dos estudantes como pesquisadores e divulgadores de ciência. Este trabalho objetivou analisar a percepção dos mediadores acerca dos eventos-teste da Feira de Fisiologia Humana “Ilusionista ou Fisiologista? A magia dos mecanismos” promovida pela Liga Acadêmica de Fisiologia Humana - UFC. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para isso, disponibilizou-se um questionário adaptado da literatura, com 10 perguntas fechadas, através do Google Forms. Foi adotada a escala do tipo Likert contendo entre zero a dois: 0 – discordo, 1– concordo parcialmente e 2 – concordo totalmente. As perguntas foram organizadas em 5 categorias: Assunto (1), Comunicação (3), Materiais (2), Visitantes (3) e Formação (1). Participaram 11 mediadores, sendo 4 (36,4%) graduandos e 7 (63,6%) pós-graduandos, todos da área da saúde. Dentre estes, 5 (45,5%) eram do sexo feminino e 6 (54,5%) do sexo masculino. Cerca de 88% dos mediadores tiveram a percepção de que compreendiam plenamente o conhecimento exposto durante a Feira de Fisiologia e o uso de materiais experimentais auxiliavam na compreensão dos assuntos (90,9%). Além disso, consideram que tanto o espaço universitário (90,9%), quanto a linguagem utilizada (90,9%) são essenciais para a Divulgação Científica. Contudo, não houve unanimidade quanto ao uso de diferentes estratégias de comunicação. Em relação ao conhecimento prévio dos visitantes, 72,7% dos mediadores avaliaram-no como relevante para o aprendizado de Fisiologia Humana. A grande maioria dos medidores (90,9%) concordou que a Feira contribuiu para sua formação profissional e acadêmica. Portanto, os resultados sugerem que a Feira de Fisiologia é relevante para a Divulgação Científica na perspectiva de formação dos mediadores como novos divulgadores de ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10290_TB3361_08042024221400.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEMESSON MATEUS DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "DEMESSON" "autor_email" => "demessonmateus17@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }