Podemos encontrar um grande déficit no ensino de aulas práticas na disciplina de biologia em escolas públicas. Segundo a literatura, o uso de recursos práticos se mostra como excelente forma de engajamento dos estudantes na assimilação de conteúdos, visto que o aprendizado de forma prática se apresenta contextualizado com o cotidiano dos estudantes, deixando assim os assuntos mais lúdicos e atrativos. Contudo, a aplicação de aulas práticas ainda se mostram pouco vivenciadas no ensino. Este trabalho apresenta um relato do desenvolvimento de uma pesquisa realizada no ano de 2023 pelos acadêmicos do PIBID Biologia da Universidade Federal de Pernambuco através de uma sequência didática sobre microscopia aplicada em uma escola da rede pública, localizada em Recife-PE, tendo como público alvo 52 estudantes e 2 professoras da rede estadual de ensino. Para isso, foi realizada a aplicação de questionários impressos contendo cinco perguntas objetivas sobre a ação educativa de atividades práticas desenvolvidas na disciplina de biologia. O presente trabalho tem como objetivo discutir os resultados da aplicação das aulas práticas no processo de aprendizagem dos estudantes e elencar as principais dificuldades encontradas pelos professores do ensino público na realização de atividades práticas. Foi possível constatar uma melhor assimilação dos conteúdos pelos estudantes ao terem contato com os conteúdos de forma prática, sendo visível um maior engajamento e curiosidade sobre as temáticas propostas durante as aulas. Para os professores, as principais dificuldades encontradas para a realização das aulas práticas foram a falta de tempo para organizar a aula, o grande número de alunos por sala e a falta de materiais e recursos para a aplicação das atividades. Através dos resultados obtidos podemos concluir que a busca por iniciativas que visem aumentar a utilização de aulas práticas no ensino de Biologia se faz de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem.