O presente estudo tem o intuito de compartilhar uma experiência acadêmica vivencia durante a disciplina “Escola Pública, Diversidade e Prática Pedagógica” do curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI - Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte – UPE. O objetivo geral da disciplina e descrita nesse trabalho foi promover a sensibilização e a conscientização sobre a importância da inclusão no ambiente educacional através de práticas pedagógicas mais assertivas quanto ao público atendido. Trata-se de um estudo qualitativo resultante com docentes que atuam direta e/ou indiretamente com estudantes de uma escola pública municipal. Para isto, foi realizada como proposta uma atividade que foi exposta na sala dos professores. A atividades consistia em que os/as docentes respondessem o seguinte questionamento: O que você modificaria ou tem modificado em sua prática pedagógica pensando em uma educação inclusiva? Os/as docentes leram o questionamento e ali mesmo no cartaz havia espaço para uma resposta. Autores como Silva (2016), Francês e Mesquita (2021), Mantoan (2003), Paulo Freire (1987), Arroyo (2014), evidenciam como a prática pedagógica é determinante no propósito da formação humana em sua diversidade, na qual o professor desempenha uma função de suma importância na formação dos estudantes como agente de mudança e facilitador do processo de inclusão. Para além disto, desempenha um papel ativo na criação de um ambiente educacional para que seja verdadeiramente inclusivo e enriquecedor para todos os estudantes. As respostas à questão foram as mais diversas possíveis, mas indicando que que cada professor, a seu modo, desenvolve em sua prática pedagógica estratégias para uma educação inclusiva que atenda a diversidade. No entanto, em paralelo, apresentaram sugestões/propostas que visavam o aprimoramento dessas práticas pedagógicas e o compromisso com a melhoria contínua da inclusão no ambiente educacional.