Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROMOVENDO UMA PRÁTICA INCLUSIVA.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como propósito apresentar as vivências desenvolvidas durante o Projeto Hora Atividade, realizado numa escola pública de educação infantil situada no Vale do Caí/RS. Trata se de um relato de experiência docente, vivenciado na educação infantil, modalidade creche 2-3 anos, cujo objetivo é oferecer às crianças oportunidades lúdicas de aprendizado através do manuseio de diferentes materiais que os possibilitem expressar-se de forma artística e sensorial. Para desenvolvimento deste Projeto, partimos do conhecimento prévio de que as crianças têm grande curiosidade e interesse em utilizar os diferentes recursos que lhe são oferecidos como tintas, colas, sucatas, enfim, materiais que chamam a sua atenção e lhes incentivam a criatividade, que está em constante desenvolvimento. A metodologia utilizada, é a metodologia exploratória porque acreditamos que a criança se desenvolve com maior confiança e autoestima ao ser estimulada a usar os diferentes recursos com firmeza e desenvoltura, passos importantes para a sua autonomia. Ao propor as diferentes atividades, esperamos que essas possam desenvolver nas crianças princípios de autonomia e elevação da autoestima, as quais poderão ser observadas em atividades do cotidiano social e escolar através de ações independentes e autônomas. O princípio avaliativo baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-criança conhecimento-vivência, em um processo de ação, reflexão e aprendizagem. O processo de avaliação acontecerá baseado nas individualidades de cada criança, levando em consideração o crescimento e desenvolvimento integral e global ao longo de todo o processo. Por meio de observações, interações, fotos e vídeos realizados em diversos momentos do cotidiano que culminará em um portfólio de aprendizagens. Assim, esperamos compartilhar nossas vivências bem como colaborar para o diálogo a partir das experiências aqui compartilhadas, que priorizam o desenvolvimento de uma prática inclusiva a qual todas as crianças têm acesso, estímulo e oportunidade de desenvolvimento individual e coletivo.

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