Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM ESCOLAS DE PARINTINS-AM

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Propõe-se neste artigo apresentar os resultados do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Leitura e Produção Textual para alunos do Ensino Fundamental”, organizado a partir dos gêneros textuais adequados para as séries do Ensino Fundamental de 6º a 9º ano em escolas públicas da cidade de Parintins-Am. O projeto organiza-se em atividades que possam auxiliar os estudantes no processo de leitura e escrita. As atividades do projeto vêm se projetando desde 2010 em várias escolas da cidade, tanto da zona urbana quanto da zonas rural. Nesta versão de 2023/2024 o foco são duas escolas públicas, as quais funcionam com as séries finais do Ensino Fundamental, e são escolas de periferia, superlotadas, com baixo índice em leitura e matemática no IDEB. Essas escolas pertencem à rede municipal de ensino (SEMED): Escola Municipal Luz do Saber, no perímetro urbano da cidade de Parintins e Escola Municipal Santa Luzia, localizada fora desse perímetro, na Estrada da Comunidade do Macurany. Teóricos como Manguel (2021); Martins (2006), Freire (2009), Kleiman (2010), Solé (1998); Marcuschi (2010), e outros; embasam teoricamente essa proposta de trabalho por enfatizarem a importância da leitura na vida dos jovens e adolescentes, assim como explicitam a necessidade de uso de estratégias de leitura e de gêneros textuais para o aperfeiçoamento da competência leitora e da escrita desse público-alvo. A metodologia está voltada para atividades de leitura e produção de textos diversos, a partir dos gêneros textuais, incluindo temáticas como meio ambiente e desenvolvimento sustentável (Agenda 2030), além do reforço escolar no contraturno. Os resultados mostram que ainda existem grandes dificuldades no processo de aquisição da leitura e da escrita, com estudantes que enfrentam muitas deficiências nesse processo, daí a necessidade de atividades que envolvam essas habilidades para que os alunos do Ensino Fundamental possam adquiri-las com eficiência.

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