O presente estudo adota uma abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica, buscando uma análise aprofundada sobre os impactos da relação entre família e escola no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil. O objetivo primordial é fomentar o debate em prol da priorização das crianças durante sua jornada educacional, estabelecendo uma parceria colaborativa entre família e escola, planejando potencializar o ensino e a aprendizagens mais eficazes. A metodologia proposta baseia-se em pesquisa bibliográfica, utilizando obras e levantamentos teóricos de publicações detalhadas entre os anos de 2010 e 2023. Tais referências foram criteriosamente selecionadas em plataformas digitais como Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Autores como Gil (2010) e Medeiros (2010) fornecem importantes contribuições teóricas para embasar a metodologia. Os subtítulos adotados, como "A Pedagogia da Autonomia", "A Importância da Relação Família e Escola na Educação Inclusiva do Aluno com Deficiência", "Práticas de Apoio à Inclusão Escolar e a Constituição de Normalidades Diferenciais" e "Inclusão Escolar: O Que é? Por que? Como fazer?", servem como referencial teórico, respaldando-se em obras sérias de autores renomados, tais como Freire (1996, 2005), Fröhlich (2010, 2018), Foucault (2015) e Mantoan (2006, 2010). Como concluir, destaca-se a compreensão da criança como sujeito detentor de direitos e protagonista de sua própria história, ressaltando a imprescindibilidade de se estabelecer relações sólidas entre família e escola, com foco no fomento do protagonismo infantil para uma educação mais inclusiva e equitativa.