Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS E DESAFIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO PENSAMENTO DE EMMI PIKLER

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113919
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7195
    "inscrito_id" => 16263
    "titulo" => "PERSPECTIVAS E DESAFIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO PENSAMENTO DE EMMI PIKLER"
    "resumo" => "As contribuições de Emmi Pikler são necessárias para compreender o processo de desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas, podendo observar as suas interações com o meio em que vive, que são mediadas comumente por um adulto de confiança, cuidadores ou profissionais da educação. Sendo assim, essas experiências dependem do meio em que vivem, das mediações ocorridas pelos adultos e da subjetividade de cada indivíduo, sendo considerados muitos aspectos para serem analisados por nós adultos. Por esse prisma, esta pesquisa tem como finalidade perceber o desenvolvimento da autonomia da criança, bem como apresentar alguns dos princípios norteadores da Abordagem Pikler, como o estabelecimento de vínculos e a relevância dos cuidados de um adulto de referência, a metodologia da pesquisa qualitativa se constitui em uma análise documental e uma entrevista com profissionais da área da educação infantil. Posteriormente, os objetivos específicos da pesquisa foram a compreensão do processo de desenvolvimento da criança, bem como a construção da sua autonomia, despertando a análise da base teórica que abrange a temática destacando os conceitos de autonomia física, moral e psíquica. Como a pesquisa visa a Abordagem Pikler, surgiu a problemática de que boa parte da sua base teórica não é traduzida para o português, para isso foram utilizado teóricos interacionistas para a ampliação e o aprofundamento do conceito de autonomia, no caso, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID16263_TB7195_13062024103356.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLINE FIGUEIREDO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anakarol775@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113919
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7195
    "inscrito_id" => 16263
    "titulo" => "PERSPECTIVAS E DESAFIOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DO PENSAMENTO DE EMMI PIKLER"
    "resumo" => "As contribuições de Emmi Pikler são necessárias para compreender o processo de desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas, podendo observar as suas interações com o meio em que vive, que são mediadas comumente por um adulto de confiança, cuidadores ou profissionais da educação. Sendo assim, essas experiências dependem do meio em que vivem, das mediações ocorridas pelos adultos e da subjetividade de cada indivíduo, sendo considerados muitos aspectos para serem analisados por nós adultos. Por esse prisma, esta pesquisa tem como finalidade perceber o desenvolvimento da autonomia da criança, bem como apresentar alguns dos princípios norteadores da Abordagem Pikler, como o estabelecimento de vínculos e a relevância dos cuidados de um adulto de referência, a metodologia da pesquisa qualitativa se constitui em uma análise documental e uma entrevista com profissionais da área da educação infantil. Posteriormente, os objetivos específicos da pesquisa foram a compreensão do processo de desenvolvimento da criança, bem como a construção da sua autonomia, despertando a análise da base teórica que abrange a temática destacando os conceitos de autonomia física, moral e psíquica. Como a pesquisa visa a Abordagem Pikler, surgiu a problemática de que boa parte da sua base teórica não é traduzida para o português, para isso foram utilizado teóricos interacionistas para a ampliação e o aprofundamento do conceito de autonomia, no caso, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID16263_TB7195_13062024103356.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLINE FIGUEIREDO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anakarol775@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As contribuições de Emmi Pikler são necessárias para compreender o processo de desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas, podendo observar as suas interações com o meio em que vive, que são mediadas comumente por um adulto de confiança, cuidadores ou profissionais da educação. Sendo assim, essas experiências dependem do meio em que vivem, das mediações ocorridas pelos adultos e da subjetividade de cada indivíduo, sendo considerados muitos aspectos para serem analisados por nós adultos. Por esse prisma, esta pesquisa tem como finalidade perceber o desenvolvimento da autonomia da criança, bem como apresentar alguns dos princípios norteadores da Abordagem Pikler, como o estabelecimento de vínculos e a relevância dos cuidados de um adulto de referência, a metodologia da pesquisa qualitativa se constitui em uma análise documental e uma entrevista com profissionais da área da educação infantil. Posteriormente, os objetivos específicos da pesquisa foram a compreensão do processo de desenvolvimento da criança, bem como a construção da sua autonomia, despertando a análise da base teórica que abrange a temática destacando os conceitos de autonomia física, moral e psíquica. Como a pesquisa visa a Abordagem Pikler, surgiu a problemática de que boa parte da sua base teórica não é traduzida para o português, para isso foram utilizado teóricos interacionistas para a ampliação e o aprofundamento do conceito de autonomia, no caso, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.