Esta pesquisa foi desenvolvida a fim de compreender como os Professores de Língua Portuguesa, concebem e medeiam a prática da produção escrita nas vivências na sala de aula e em que medida a formação continuada contribui para a atuação docente voltada ao ensino de produção textual. Com base nessas perguntas, buscou-se investigar a concepção docente sobre as formações continuadas, bem como, o fazer docente no que condiz ao ensino de produção de texto. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, em que os sujeitos envolvidos foram os professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal do Paulista. Os dados coletados, no questionário, possibilitaram compreender que o processo de formação continuada oportuniza reflexões críticas entre os docentes e se qualificam o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Entendendo assim, a relevância da formação continuada neste contexto, por corroborar com a análise crítica do processo de ensino com a intencionalidade da prática de produção textual e também por fornecer subsídios e apresentar caminhos aos professores sobre a importância da implementação de novas práticas que considerem e dialoguem com os estudantes,”sujeitos de conhecimentos.” como razão de ser dessa produção, visando reflexões sobre as abordagens na vivências de sala de aula que permeiam o ensino e a aprendizagem da produção textual.