Este trabalho se trata de uma apresentação de um relato de experiência envolvendo materiais de fácil acesso que foi aplicada com duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Fonte do Saber – CEFS na cidade de João Câmara/RN. O experimento consistiu na construção de um circuito que permitiu testar a capacidade que os materiais têm de conduzir corrente elétrica, permitindo assim diferenciar materiais condutores de materiais isolantes. Durante a prática, dividiu-se as turmas em grupos, o professor distribuiu os materiais necessários e apresentou cada componente do circuito elétrico que seria posteriormente montado, feita a apresentação dos componentes do circuito, passou-se as instruções de montagem. Após a montagem do experimento, deu-se inicio aos testes com diversos materiais como: clipes, pedra, papel grafite, borracha, plástico, grampos, soluções de água e sal e água e açúcar. Com esta prática foi possível entender que alguns matérias permitem a passagem de corrente elétrica e outros não permitem, caracterizando assim condutores e isolantes, foi possível também determinar que alguns materiais conduzem eletricidade com melhor eficiência do que outros, como os metais, más não são os únicos materiais condutores, e isso ficou claro para os alunos a partir do experimento. Espera-se que com este relato de experiência, outros professores da área de ciências, sintam-se motivados a replicar este experimento em suas aulas, tornando o processo de ensino aprendizagem de circuitos elétricos e materiais condutores e isolantes menos abstrato e mais significativo para os seus alunos.