Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110414
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2193
    "inscrito_id" => 10471
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO"
    "resumo" => "A Orientação e Mobilidade é um tema de grande relevância para promover a inclusão e autonomia das pessoas com baixa visão. Este estudo investigou estratégias e recursos voltados para esse público, visando contribuir para práticas mais eficazes. Utilizando uma revisão bibliográfica, a análise de documentos e entrevistas com especialistas, foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas por pessoas com baixa visão em sua locomoção, analisadas as teorias sobre orientação e mobilidade, e ainda avaliada a eficácia de diferentes estratégias. Ao examinar as teorias e práticas relacionadas à orientação e mobilidade, foram observadas estratégias promissoras que permitem mitigar os desafios do dia a dia. A utilização de tecnologias assistivas, como aplicativos de navegação para smartphones e bengalas inteligentes, podem fornecer orientação e suporte adicionais às pessoas com baixa visão, facilitando sua locomoção em diferentes ambientes. Além disso, o treinamento em habilidades específicas, como reconhecimento de obstáculos e orientação espacial, pode aumentar a confiança e independência dessas pessoas. Os resultados indicam a necessidade de abordagens multidisciplinares e adaptadas às necessidades individuais, destacando a importância de considerar não apenas as limitações visuais, mas também fatores ambientais, sociais e pessoais. A pesquisa destacou a importância de uma abordagem holística e adaptativa para promover a inclusão de pessoas com baixa visão. Ao considerar suas necessidades individuais e o contexto em que vivem, é possível desenvolver práticas mais eficazes e promover uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos. Acredita-se que as recomendações propostas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas nesse campo, fortalecendo, no chão da escola, o atendimento as práticas cotidianas do atendimento educacional especializado para estudantes com baixa visão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10471_TB2193_05042024171542.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO MARTINS REDOVALIO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO"
    "autor_email" => "renatoferreira@ibc.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110414
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2193
    "inscrito_id" => 10471
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO"
    "resumo" => "A Orientação e Mobilidade é um tema de grande relevância para promover a inclusão e autonomia das pessoas com baixa visão. Este estudo investigou estratégias e recursos voltados para esse público, visando contribuir para práticas mais eficazes. Utilizando uma revisão bibliográfica, a análise de documentos e entrevistas com especialistas, foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas por pessoas com baixa visão em sua locomoção, analisadas as teorias sobre orientação e mobilidade, e ainda avaliada a eficácia de diferentes estratégias. Ao examinar as teorias e práticas relacionadas à orientação e mobilidade, foram observadas estratégias promissoras que permitem mitigar os desafios do dia a dia. A utilização de tecnologias assistivas, como aplicativos de navegação para smartphones e bengalas inteligentes, podem fornecer orientação e suporte adicionais às pessoas com baixa visão, facilitando sua locomoção em diferentes ambientes. Além disso, o treinamento em habilidades específicas, como reconhecimento de obstáculos e orientação espacial, pode aumentar a confiança e independência dessas pessoas. Os resultados indicam a necessidade de abordagens multidisciplinares e adaptadas às necessidades individuais, destacando a importância de considerar não apenas as limitações visuais, mas também fatores ambientais, sociais e pessoais. A pesquisa destacou a importância de uma abordagem holística e adaptativa para promover a inclusão de pessoas com baixa visão. Ao considerar suas necessidades individuais e o contexto em que vivem, é possível desenvolver práticas mais eficazes e promover uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos. Acredita-se que as recomendações propostas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas nesse campo, fortalecendo, no chão da escola, o atendimento as práticas cotidianas do atendimento educacional especializado para estudantes com baixa visão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID10471_TB2193_05042024171542.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO MARTINS REDOVALIO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO"
    "autor_email" => "renatoferreira@ibc.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Orientação e Mobilidade é um tema de grande relevância para promover a inclusão e autonomia das pessoas com baixa visão. Este estudo investigou estratégias e recursos voltados para esse público, visando contribuir para práticas mais eficazes. Utilizando uma revisão bibliográfica, a análise de documentos e entrevistas com especialistas, foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas por pessoas com baixa visão em sua locomoção, analisadas as teorias sobre orientação e mobilidade, e ainda avaliada a eficácia de diferentes estratégias. Ao examinar as teorias e práticas relacionadas à orientação e mobilidade, foram observadas estratégias promissoras que permitem mitigar os desafios do dia a dia. A utilização de tecnologias assistivas, como aplicativos de navegação para smartphones e bengalas inteligentes, podem fornecer orientação e suporte adicionais às pessoas com baixa visão, facilitando sua locomoção em diferentes ambientes. Além disso, o treinamento em habilidades específicas, como reconhecimento de obstáculos e orientação espacial, pode aumentar a confiança e independência dessas pessoas. Os resultados indicam a necessidade de abordagens multidisciplinares e adaptadas às necessidades individuais, destacando a importância de considerar não apenas as limitações visuais, mas também fatores ambientais, sociais e pessoais. A pesquisa destacou a importância de uma abordagem holística e adaptativa para promover a inclusão de pessoas com baixa visão. Ao considerar suas necessidades individuais e o contexto em que vivem, é possível desenvolver práticas mais eficazes e promover uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos. Acredita-se que as recomendações propostas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de práticas mais inclusivas nesse campo, fortalecendo, no chão da escola, o atendimento as práticas cotidianas do atendimento educacional especializado para estudantes com baixa visão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.