Este trabalho trata-se de uma pesquisa de dissertação que está em andamento e que tem por objetivo analisar as representações sociais em Educação Ambiental dos formandos e formandas do curso de licenciatura em ciências biológicas de uma Universidade estadual baiana. É reconhecido que a escola e a educação ambiental desempenham um papel fundamental na formação de indivíduos críticos, reflexivos e que contribui para a construção de uma sociedade mais engajada e responsável em relação ao seu entorno. No entanto, é pertinente refletir e analisar o perfil de futuros profissionais que terão a “missão” de formar esses sujeitos críticos e reflexivos com vista à efetivação da e EA. Assim, nasce a escolha de investigar as representações sociais sobre educação ambiental entre futuros professores tendo em vista que as representações sociais desempenham um papel significativo na forma como eles atribuem sentido à realidade e influenciam suas ações diárias. A natureza da pesquisa será de abordagem qualitativa. Terá como foco os estudantes concluintes do curso de licenciatura em ciências biológicas de uma universidade estadual baiana dos turnos diurno e noturno, a princípio o número estimado é de 20 participantes, buscando investigar suas representações sociais, com base na teoria do Moscovici. Será utilizada a técnica da evocação livre de palavras. Nessa abordagem, os participantes são convidados a mencionar cinco palavras que lhes vem à mente ao ouvir o termo indutor "Educação ambiental". Em seguida, eles deverão classificar essas palavras em ordem de importância. Também será utilizada entrevistas semiestruturadas. Para a análise das evocações será realizado um quadrado de quatro casas para identificar os elementos centrais e periféricos com ajuda do software OpenEvoc e Iramuteq. Já para a análise das entrevistas será feita a sua transcrição, leitura e categorização, que serão organizados com base na análise de conteúdo de Bardin.