Este trabalho busca analisar o uso das tecnologias como metodologia para o ensino de Geografia nas escolas estaduais de São Paulo. Iremos questionar a produção e uso obrigatório dos materiais disponibilizados na plataforma online “Centro de Mídias SP”, buscando compreender os desafios que permeiam a prática em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida a partir da observação de aulas dos anos finais do ensino fundamental e diálogo com professores de Geografia em diferentes escolas estaduais durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Humanas V, no curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), em 2024. Como base teórica, destacamos os seguintes autores: Francisco Rodriguez Lestegás (2012), Nidia Nacib Pontuschka (2007), Iyda Paganelli Tomoko (2007), Núria Hanglei Cacete (2007) e Sônia Castellar (2011), que apresentam estudos na área de ensino de Geografia; assim como Miguel Arroyo (2013), que apresenta reflexões importantes sobre a construção do currículo. Todos os autores foram importantes para apurarmos o olhar sobre a produção dos materiais didáticos de Geografia disponíveis no “Centro de Mídias SP”. Investigamos a relação de professores com essa nova metodologia e os impactos na aprendizagem dos estudantes. Como resultados, obtivemos a precarização do ensino em escolas estaduais que utilizam o material supracitado integralmente, contraposta às escolas estaduais que ainda mantém outras metodologias. Por fim, construiremos uma reflexão sobre a lógica de produção destes materiais. Alinhados à “Era das Tecnologias”, colaboram para o sucateamento da Educação quando transformam os professores em meros “apresentadores de slides”.