Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXTENSÃO COMUNITÁRIA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA E DE CUIDADO NA FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE ADOLESCENTES: O CASO DO PROJETO “CONVERSANDO PARA ENTENDER”

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110387
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2160
    "inscrito_id" => 9405
    "titulo" => "A EXTENSÃO COMUNITÁRIA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA E DE CUIDADO NA FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE ADOLESCENTES: O CASO DO PROJETO “CONVERSANDO PARA ENTENDER”"
    "resumo" => "O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi criado pelo governo brasileiro a partir da Lei n° 11.892 de 2008 com a missão de ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística, de forma indissociada entre ensino, extensão e pesquisa, formando cidadãos qualificados para atuarem na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática. Nesse contexto, a extensão comunitária possui papel fundamental na consolidação da formação global dos estudantes, impactando direta e indiretamente nas ações do ensino técnico e da pesquisa científica. Diante do exposto, buscou-se, neste estudo, compreender o impacto do projeto de extensão “Conversando para entender (CPE)” enquanto ferramenta educativa e de cuidado no diálogo sobre temas transversais à educação de adolescentes. Enquanto metodologia, utilizou-se a modalidade Teatro-Fórum, do dramaturgo Augusto Boal, no debate de problemáticas significativas para o público jovem, como: bullying, uso de álcool e drogadição, racismo, depressão, sexualidade, relações familiares, abandono parental, dentre outros. O projeto foi aprovado mediante editais de pesquisa e de extensão do IFPB e ocorreu ao longo de 2023, contando com uma amostra de 368 adolescentes de 2 escolas do município de Cabedelo/PB (Escola Municipal Rosa Figueiredo e IFPB), envolvendo no corpo técnico professores orientadores e estudantes de diferentes cursos do IFPB, que assumiram os papeis de atores, curingas, técnicos de som e iluminação, roteiristas, dançarinos, etc. Observou-se que as ações extensionistas e seu papel transformador impactam positivamente na compreensão das diferentes fases de vida e no debate de temas transversais à educação, possibilitando o envolvimento e permanência de jovens em seus respectivos ambientes escolares, promovendo os direitos humanos ao longo do processo e garantindo a indissociabilidade entre saberes formais e informais. Assim, espera-se que ações extensionistas sejam difundidas e curricularizadas, dada sua importância como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem para a vida dos estudantes e para sua comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID9405_TB2160_05042024120407.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA VINAGRE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Vinagre"
    "autor_email" => "rebecavinagre@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110387
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2160
    "inscrito_id" => 9405
    "titulo" => "A EXTENSÃO COMUNITÁRIA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA E DE CUIDADO NA FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE ADOLESCENTES: O CASO DO PROJETO “CONVERSANDO PARA ENTENDER”"
    "resumo" => "O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi criado pelo governo brasileiro a partir da Lei n° 11.892 de 2008 com a missão de ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística, de forma indissociada entre ensino, extensão e pesquisa, formando cidadãos qualificados para atuarem na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática. Nesse contexto, a extensão comunitária possui papel fundamental na consolidação da formação global dos estudantes, impactando direta e indiretamente nas ações do ensino técnico e da pesquisa científica. Diante do exposto, buscou-se, neste estudo, compreender o impacto do projeto de extensão “Conversando para entender (CPE)” enquanto ferramenta educativa e de cuidado no diálogo sobre temas transversais à educação de adolescentes. Enquanto metodologia, utilizou-se a modalidade Teatro-Fórum, do dramaturgo Augusto Boal, no debate de problemáticas significativas para o público jovem, como: bullying, uso de álcool e drogadição, racismo, depressão, sexualidade, relações familiares, abandono parental, dentre outros. O projeto foi aprovado mediante editais de pesquisa e de extensão do IFPB e ocorreu ao longo de 2023, contando com uma amostra de 368 adolescentes de 2 escolas do município de Cabedelo/PB (Escola Municipal Rosa Figueiredo e IFPB), envolvendo no corpo técnico professores orientadores e estudantes de diferentes cursos do IFPB, que assumiram os papeis de atores, curingas, técnicos de som e iluminação, roteiristas, dançarinos, etc. Observou-se que as ações extensionistas e seu papel transformador impactam positivamente na compreensão das diferentes fases de vida e no debate de temas transversais à educação, possibilitando o envolvimento e permanência de jovens em seus respectivos ambientes escolares, promovendo os direitos humanos ao longo do processo e garantindo a indissociabilidade entre saberes formais e informais. Assim, espera-se que ações extensionistas sejam difundidas e curricularizadas, dada sua importância como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem para a vida dos estudantes e para sua comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID9405_TB2160_05042024120407.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REBECA VINAGRE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Rebeca Vinagre"
    "autor_email" => "rebecavinagre@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi criado pelo governo brasileiro a partir da Lei n° 11.892 de 2008 com a missão de ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística, de forma indissociada entre ensino, extensão e pesquisa, formando cidadãos qualificados para atuarem na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática. Nesse contexto, a extensão comunitária possui papel fundamental na consolidação da formação global dos estudantes, impactando direta e indiretamente nas ações do ensino técnico e da pesquisa científica. Diante do exposto, buscou-se, neste estudo, compreender o impacto do projeto de extensão “Conversando para entender (CPE)” enquanto ferramenta educativa e de cuidado no diálogo sobre temas transversais à educação de adolescentes. Enquanto metodologia, utilizou-se a modalidade Teatro-Fórum, do dramaturgo Augusto Boal, no debate de problemáticas significativas para o público jovem, como: bullying, uso de álcool e drogadição, racismo, depressão, sexualidade, relações familiares, abandono parental, dentre outros. O projeto foi aprovado mediante editais de pesquisa e de extensão do IFPB e ocorreu ao longo de 2023, contando com uma amostra de 368 adolescentes de 2 escolas do município de Cabedelo/PB (Escola Municipal Rosa Figueiredo e IFPB), envolvendo no corpo técnico professores orientadores e estudantes de diferentes cursos do IFPB, que assumiram os papeis de atores, curingas, técnicos de som e iluminação, roteiristas, dançarinos, etc. Observou-se que as ações extensionistas e seu papel transformador impactam positivamente na compreensão das diferentes fases de vida e no debate de temas transversais à educação, possibilitando o envolvimento e permanência de jovens em seus respectivos ambientes escolares, promovendo os direitos humanos ao longo do processo e garantindo a indissociabilidade entre saberes formais e informais. Assim, espera-se que ações extensionistas sejam difundidas e curricularizadas, dada sua importância como ferramenta educativa no processo de ensino-aprendizagem para a vida dos estudantes e para sua comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.