INTERCULTURALIDADE E ENSINO TÉCNICO PRESENTES NO LAVRADO RORAIMENSE: ALUNOS DE TARAU PARU NO CAMPUS AMAJARI
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112002 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4455 "inscrito_id" => 12450 "titulo" => "INTERCULTURALIDADE E ENSINO TÉCNICO PRESENTES NO LAVRADO RORAIMENSE: ALUNOS DE TARAU PARU NO CAMPUS AMAJARI" "resumo" => "Este projeto, na modalidade PIBICT, aborda a perspectiva da interculturalidade presente no Campus Amajari (CAM) associada às atividades integradas ao ensino básico, técnico e tecnológico. O foco desta pesquisa são os estudantes taurepang da Comunidade de Tarau Paru (Município de Pacaraima – fronteira com a Venezuela) e sua relação com as práticas educativas propostas nas ementas dos cursos técnicos em Aquicultura e Agropecuária ofertados pelo CAM. O objetivo deste projeto é promover a integração dos estudantes taurepang no ambiente educacional do Campus Amajari, por meio do desenvolvimento de atividades culturais e técnicas, visando ao fortalecimento da identidade cultural, da prática da língua portuguesa e da interação com a comunidade escolar. Para embasar a pesquisa, recorreu-se a Santos (1996), Candau (2008), Nunes (2011), Camargo et al (2018) que discorrem sobre a inserção de sujeitos em ambiente escolar intercultural e contribuem significativamente para a compreensão da interculturalidade e da valorização da diversidade cultural em espaços educativos. Por sua vez, a metodologia a ser utilizada nesta pesquisa consistirá em seis etapas: inicialmente, se fará a apresentação do projeto aos estudantes taurepang; em seguida, o levantamento do número de estudantes taurepang no CAM; a terceira etapa consistirá na aplicação de um questionário qualitativo; no quarto momento, acontecerá tabulação dos dados; na quinta etapa se dará a apresentação das análises aos estudantes Taurepang e, por fim, a submissão dos resultados a eventos educacionais. Para tanto, o projeto é de fundamental importância para estabelecer espaços de atuação de atividades culturais, de modo que estes sujeitos da diversidade criem voz e sentidos no contexto em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12450_TB4455_19052024155527.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VILSON MARTINS FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.filho@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112002 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4455 "inscrito_id" => 12450 "titulo" => "INTERCULTURALIDADE E ENSINO TÉCNICO PRESENTES NO LAVRADO RORAIMENSE: ALUNOS DE TARAU PARU NO CAMPUS AMAJARI" "resumo" => "Este projeto, na modalidade PIBICT, aborda a perspectiva da interculturalidade presente no Campus Amajari (CAM) associada às atividades integradas ao ensino básico, técnico e tecnológico. O foco desta pesquisa são os estudantes taurepang da Comunidade de Tarau Paru (Município de Pacaraima – fronteira com a Venezuela) e sua relação com as práticas educativas propostas nas ementas dos cursos técnicos em Aquicultura e Agropecuária ofertados pelo CAM. O objetivo deste projeto é promover a integração dos estudantes taurepang no ambiente educacional do Campus Amajari, por meio do desenvolvimento de atividades culturais e técnicas, visando ao fortalecimento da identidade cultural, da prática da língua portuguesa e da interação com a comunidade escolar. Para embasar a pesquisa, recorreu-se a Santos (1996), Candau (2008), Nunes (2011), Camargo et al (2018) que discorrem sobre a inserção de sujeitos em ambiente escolar intercultural e contribuem significativamente para a compreensão da interculturalidade e da valorização da diversidade cultural em espaços educativos. Por sua vez, a metodologia a ser utilizada nesta pesquisa consistirá em seis etapas: inicialmente, se fará a apresentação do projeto aos estudantes taurepang; em seguida, o levantamento do número de estudantes taurepang no CAM; a terceira etapa consistirá na aplicação de um questionário qualitativo; no quarto momento, acontecerá tabulação dos dados; na quinta etapa se dará a apresentação das análises aos estudantes Taurepang e, por fim, a submissão dos resultados a eventos educacionais. Para tanto, o projeto é de fundamental importância para estabelecer espaços de atuação de atividades culturais, de modo que estes sujeitos da diversidade criem voz e sentidos no contexto em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12450_TB4455_19052024155527.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VILSON MARTINS FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "jose.filho@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }