A organização da Educação Básica é temática recorrente nos estudos das políticas educacionais, na estreita relação entre os entes federados (Federal, Estadual e Municípios). Assim, este estudo buscou, considerando que a prática do/a professor/a é sistematicamente planejada, refletir sobre a importância do planejamento pedagógico enquanto direito conquistado que contribui para resultados que contribuem significativamente no processo de alfabetização e letramento de crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Parte da problemática da mercantilização da educação, no qual através da internet inúmeras pessoas, que nem sempre são professores/as, vendem materiais e planos prontos, sendo aderidos de forma até descontextualizadas, o que pode afetar o planejamento e desempenho das práticas docentes. Assim, objetivou-se discutir de que forma o mercado digital e as tecnologias afetam o papel do/a professor/a na elaboração do seu planejamento durante o ciclo de alfabetização e letramento. Para tanto, fundamentamo-nos numa pesquisa de caráter qualitativa, referenciada em autores/as como Libâneo (2017), Luck (2011), Soares (2022), Vasconcellos (2012), etc. cuja produção de dados deu-se mediante a aplicação de um questionário com professores/as do 1º e 2º ano da rede pública de ensino de Fortaleza no ano de 2024. Assim, mediante os apontamentos expressos pelos/as docentes, devemos considerar o planejamento como uma ação que envolve reflexão da prática pedagógica, sobre o que é em que contexto ela foi desenvolvida, sempre pensado de forma situada num tempo-espaço diverso e em constante mudança, por isso requerendo sempre ação-reflexão-ação. Por fim, conclui-se que, as tecnologias até contribuem para a execução da prática pedagógica, mas boas práticas educacionais só são possíveis se situadas em sua realidade, pois os educandos são múltiplos e com necessidades particulares.