Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são um espaço de compartilhamento de saberes e funcionam também como espaços complementares para atividades e compartilhamento de conteúdo. Todavia, a participação dos alunos nesses ambientes possui pouco engajamento. O ProGame, um AVA gamificado, foi avaliado em um projeto de extensão focado no ensino de algoritmos a estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas através de um Estudo de Caso. Integrando a gamificação para gerar engajamento e os princípios da Taxonomia de Bloom para avaliar o desempenho no AVA, o ProGame foi usado para abordagem dinâmica e motivadora ao aprendizado. Como resultado, observou-se que sua estrutura hierárquica de desafios permitiu que os alunos progredissem através dos diferentes níveis cognitivos de forma engajada e efetiva. As duas turmas de algoritmos analisadas, evidenciou a capacidade do ProGame em facilitar a organização pedagógica do conteúdo, quando através de entrevista com o Professor da disciplina pudemos receber o feedback de comparação com turmas anteriores. Também foi possível promover a reutilização de conteúdos e melhorar significativamente o desempenho e diagnóstico dos alunos, segundo os dados coletados através da própria plataforma e de entrevistas com questionário. A experiência demonstrou o potencial transformador da gamificação aplicada ao ensino, reafirmando o valor de ambientes virtuais gamificados como o ProGame na inovação educacional, especialmente na área de tecnologia e desenvolvimento de sistemas.