O governo da Prefeitura do Rio de Janeiro vem implementando os Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), que é um espaço que teoricamente vai trabalhar, com alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, tecnologias que vão aprimorar a aprendizagem em vários campos do conhecimento. Essa unidade de ensino com perfil de Ginásio Educacional Tecnológico foi inaugurada na cidade do Rio de Janeiro em março de 2022. Este estudo é parte integrante de uma tese de doutoramento, tem como principais objetivos; identificar a metodologia usada nos cursos de formação dos docentes atuantes nesse ginásio, compreender as lacunas pedagógicas que permeiam o ensino nesse modelo de escola e contribuir para que professor desenvolva ações assertivas nas suas práticas pedagógicas. Adotamos como procedimento metodológico de investigação a pesquisa qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, a partir do método cartográfico, lançando mão das narrativas e conversas que permitem criar uma visão holística do objeto e compreender as experiências vivenciadas pelos participantes. Essa investigação tem o potencial de contribuir de forma significativa com a qualidade do ensino público/privado, podendo vencer desafios no que tange a formação continuada docente e reconhecer oportunidades que possam elencar estratégias pedagógicas colaborativas. Ao promover uma análise crítica e objetiva/subjetiva dessa metodologia formativa, a pesquisa pode servir de base para o desenvolvimento de metas e ações para tomada de decisão.