Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO HORIZONTES: A INTERCULTURALIDADE COMO CHAVE NA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114573
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8151
    "inscrito_id" => 14464
    "titulo" => "EXPLORANDO HORIZONTES: A INTERCULTURALIDADE COMO CHAVE NA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "RESUMO Essa pesquisa potencializa a importância da interculturalidade na análise de livros didáticos, fundamentando-se nas reflexões de Catherine Walsh (2009) e Vera Candau (2014). Ambas, sugerem um diálogo constante e transformador que desafia as estruturas de poder existentes, enfatizando a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural nas práticas educativas. Candau complementa com a ideia de que a educação intercultural promove o diálogo organizado entre vários sujeitos, conhecimentos e práticas afirmando a justiça social, econômica, cognitiva e cultural. O estudo investiga como um livro didático de Língua Portuguesa aborda (ou falha em abordar) a diversidade cultural dos estudantes. Realizamos uma análise crítica para observar as representações culturais presentes em textos e imagens que promovem uma visão genuína e inclusiva das múltiplas identidades culturais. Segundo Wash, a descolonização do currículo é necessária para uma abordagem intercultural eficaz. Isso permite que as vozes marginalizadas sejam ouvidas e valorizadas. A análise revela tanto os benefícios quanto às limitações dos materiais didáticos em fomentar um ambiente de aprendizagem que respeite e celebre a diversidade. A pesquisa, de natureza qualitativa (Lüdke e André, 1986) documental descritiva, tem como objetivo analisar o conteúdo de um livro didático para identificar narrativas que possam, de alguma forma, perpetuar estereótipos ou, ao contrário, promover a inclusão cultural. Nesta comunicação apresentamos o início dessa análise, fazendo o recorte de uma unidade. Nossa interpretação dos dados é guiada pelas teorias interculturais de Walsh e Candau, que enfatizam a necessidade de práticas pedagógicas que possibilitem empoderamento a todos os estudantes, independentemente de suas origens culturais. Ao promover uma análise crítica, esperamos contribuir para a criação de um currículo que valorize a diversidade cultural e prepare os estudantes para uma convivência harmoniosa e respeitosa em uma sociedade cada vez mais intercultural. Palavras-Chave: Interculturalidade, Educação Inclusiva, Diversidade Cultural, Livro Didático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673ce0015d179_19112024155913.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => "2024-11-19 15:59:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA BATISTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOANA BATISTA"
    "autor_email" => "joanabatista1607@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114573
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8151
    "inscrito_id" => 14464
    "titulo" => "EXPLORANDO HORIZONTES: A INTERCULTURALIDADE COMO CHAVE NA ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "RESUMO Essa pesquisa potencializa a importância da interculturalidade na análise de livros didáticos, fundamentando-se nas reflexões de Catherine Walsh (2009) e Vera Candau (2014). Ambas, sugerem um diálogo constante e transformador que desafia as estruturas de poder existentes, enfatizando a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural nas práticas educativas. Candau complementa com a ideia de que a educação intercultural promove o diálogo organizado entre vários sujeitos, conhecimentos e práticas afirmando a justiça social, econômica, cognitiva e cultural. O estudo investiga como um livro didático de Língua Portuguesa aborda (ou falha em abordar) a diversidade cultural dos estudantes. Realizamos uma análise crítica para observar as representações culturais presentes em textos e imagens que promovem uma visão genuína e inclusiva das múltiplas identidades culturais. Segundo Wash, a descolonização do currículo é necessária para uma abordagem intercultural eficaz. Isso permite que as vozes marginalizadas sejam ouvidas e valorizadas. A análise revela tanto os benefícios quanto às limitações dos materiais didáticos em fomentar um ambiente de aprendizagem que respeite e celebre a diversidade. A pesquisa, de natureza qualitativa (Lüdke e André, 1986) documental descritiva, tem como objetivo analisar o conteúdo de um livro didático para identificar narrativas que possam, de alguma forma, perpetuar estereótipos ou, ao contrário, promover a inclusão cultural. Nesta comunicação apresentamos o início dessa análise, fazendo o recorte de uma unidade. Nossa interpretação dos dados é guiada pelas teorias interculturais de Walsh e Candau, que enfatizam a necessidade de práticas pedagógicas que possibilitem empoderamento a todos os estudantes, independentemente de suas origens culturais. Ao promover uma análise crítica, esperamos contribuir para a criação de um currículo que valorize a diversidade cultural e prepare os estudantes para uma convivência harmoniosa e respeitosa em uma sociedade cada vez mais intercultural. Palavras-Chave: Interculturalidade, Educação Inclusiva, Diversidade Cultural, Livro Didático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673ce0015d179_19112024155913.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => "2024-11-19 15:59:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA BATISTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOANA BATISTA"
    "autor_email" => "joanabatista1607@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO Essa pesquisa potencializa a importância da interculturalidade na análise de livros didáticos, fundamentando-se nas reflexões de Catherine Walsh (2009) e Vera Candau (2014). Ambas, sugerem um diálogo constante e transformador que desafia as estruturas de poder existentes, enfatizando a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural nas práticas educativas. Candau complementa com a ideia de que a educação intercultural promove o diálogo organizado entre vários sujeitos, conhecimentos e práticas afirmando a justiça social, econômica, cognitiva e cultural. O estudo investiga como um livro didático de Língua Portuguesa aborda (ou falha em abordar) a diversidade cultural dos estudantes. Realizamos uma análise crítica para observar as representações culturais presentes em textos e imagens que promovem uma visão genuína e inclusiva das múltiplas identidades culturais. Segundo Wash, a descolonização do currículo é necessária para uma abordagem intercultural eficaz. Isso permite que as vozes marginalizadas sejam ouvidas e valorizadas. A análise revela tanto os benefícios quanto às limitações dos materiais didáticos em fomentar um ambiente de aprendizagem que respeite e celebre a diversidade. A pesquisa, de natureza qualitativa (Lüdke e André, 1986) documental descritiva, tem como objetivo analisar o conteúdo de um livro didático para identificar narrativas que possam, de alguma forma, perpetuar estereótipos ou, ao contrário, promover a inclusão cultural. Nesta comunicação apresentamos o início dessa análise, fazendo o recorte de uma unidade. Nossa interpretação dos dados é guiada pelas teorias interculturais de Walsh e Candau, que enfatizam a necessidade de práticas pedagógicas que possibilitem empoderamento a todos os estudantes, independentemente de suas origens culturais. Ao promover uma análise crítica, esperamos contribuir para a criação de um currículo que valorize a diversidade cultural e prepare os estudantes para uma convivência harmoniosa e respeitosa em uma sociedade cada vez mais intercultural. Palavras-Chave: Interculturalidade, Educação Inclusiva, Diversidade Cultural, Livro Didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.