RESUMO Essa pesquisa potencializa a importância da interculturalidade na análise de livros didáticos, fundamentando-se nas reflexões de Catherine Walsh (2009) e Vera Candau (2014). Ambas, sugerem um diálogo constante e transformador que desafia as estruturas de poder existentes, enfatizando a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural nas práticas educativas. Candau complementa com a ideia de que a educação intercultural promove o diálogo organizado entre vários sujeitos, conhecimentos e práticas afirmando a justiça social, econômica, cognitiva e cultural. O estudo investiga como um livro didático de Língua Portuguesa aborda (ou falha em abordar) a diversidade cultural dos estudantes. Realizamos uma análise crítica para observar as representações culturais presentes em textos e imagens que promovem uma visão genuína e inclusiva das múltiplas identidades culturais. Segundo Wash, a descolonização do currículo é necessária para uma abordagem intercultural eficaz. Isso permite que as vozes marginalizadas sejam ouvidas e valorizadas. A análise revela tanto os benefícios quanto às limitações dos materiais didáticos em fomentar um ambiente de aprendizagem que respeite e celebre a diversidade. A pesquisa, de natureza qualitativa (Lüdke e André, 1986) documental descritiva, tem como objetivo analisar o conteúdo de um livro didático para identificar narrativas que possam, de alguma forma, perpetuar estereótipos ou, ao contrário, promover a inclusão cultural. Nesta comunicação apresentamos o início dessa análise, fazendo o recorte de uma unidade. Nossa interpretação dos dados é guiada pelas teorias interculturais de Walsh e Candau, que enfatizam a necessidade de práticas pedagógicas que possibilitem empoderamento a todos os estudantes, independentemente de suas origens culturais. Ao promover uma análise crítica, esperamos contribuir para a criação de um currículo que valorize a diversidade cultural e prepare os estudantes para uma convivência harmoniosa e respeitosa em uma sociedade cada vez mais intercultural. Palavras-Chave: Interculturalidade, Educação Inclusiva, Diversidade Cultural, Livro Didático.