Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FICCIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR VISANDO O PROTAGONISMO E CRIATIVIDADE NO ENSINO BÁSICO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Propostas interdisciplinares buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma abordagem enriquecedora para a aprendizagem dos alunos. O presente trabalho realiza uma intersecção entre ciências, língua portuguesa e artes, ao propor um olhar para as ações transformadoras sobre os ecossistemas e as paisagens, em um contexto no qual o aluno, usando sua criatividade e pesquisa, protagoniza a articulação dos conteúdos. Inspirada na abordagem temática Freireana, que propõe a educação problematizadora, estimula-se a produção científica crítica, a partir da redução temática com o tema ecologia humana. Os alunos são levados a assumirem o papel de construtores do conhecimento, ao articularem seus processos criativos aos pensamentos científicos. Esse projeto é desenvolvido na Escola Sarapiquá em Florianópolis, com alunos do 6° ano do ensino fundamental. Os mesmos realizaram a construção de um modelo de sistema solar e estudaram conceitos relacionados à ecologia, solo, água e ar e em seguida, foram chamados a criar seu próprio planeta, incorporando esses conhecimentos adquiridos. Essa atividade não só estimula a trajetória criativa/imaginativa mas, também, provoca a construção de narrativas, conteúdo explorado na produção textual em língua portuguesa a partir de questões norteadoras apresentadas. Nas artes foram empregadas técnicas que auxiliam na expressão e representação dos novos planetas, permitindo a materialização e a exposição das ideias desenvolvidas, finalizando em uma discussão sobre o impacto do homem no planeta. Esta perspectiva metodológica fortalece a integração e a conectividade entre diferentes áreas, além de proporcionar uma experiência de aprendizado significativa, desenvolvendo nos alunos habilidades de pensamento crítico, da resolução de problemas e da comunicação, ao mesmo tempo em que promove um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo. Com tudo isso, o movimento de ensinar/aprender pode tornar-se mais aprazível e dinâmico, sem perder a singularidade de cada cosmovisão, impactando diretamente em seu engajamento e aproximando os conteúdos à práxis.

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