FICCIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR VISANDO O PROTAGONISMO E CRIATIVIDADE NO ENSINO BÁSICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111073 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3102 "inscrito_id" => 9748 "titulo" => "FICCIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR VISANDO O PROTAGONISMO E CRIATIVIDADE NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Propostas interdisciplinares buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma abordagem enriquecedora para a aprendizagem dos alunos. O presente trabalho realiza uma intersecção entre ciências, língua portuguesa e artes, ao propor um olhar para as ações transformadoras sobre os ecossistemas e as paisagens, em um contexto no qual o aluno, usando sua criatividade e pesquisa, protagoniza a articulação dos conteúdos. Inspirada na abordagem temática Freireana, que propõe a educação problematizadora, estimula-se a produção científica crítica, a partir da redução temática com o tema ecologia humana. Os alunos são levados a assumirem o papel de construtores do conhecimento, ao articularem seus processos criativos aos pensamentos científicos. Esse projeto é desenvolvido na Escola Sarapiquá em Florianópolis, com alunos do 6° ano do ensino fundamental. Os mesmos realizaram a construção de um modelo de sistema solar e estudaram conceitos relacionados à ecologia, solo, água e ar e em seguida, foram chamados a criar seu próprio planeta, incorporando esses conhecimentos adquiridos. Essa atividade não só estimula a trajetória criativa/imaginativa mas, também, provoca a construção de narrativas, conteúdo explorado na produção textual em língua portuguesa a partir de questões norteadoras apresentadas. Nas artes foram empregadas técnicas que auxiliam na expressão e representação dos novos planetas, permitindo a materialização e a exposição das ideias desenvolvidas, finalizando em uma discussão sobre o impacto do homem no planeta. Esta perspectiva metodológica fortalece a integração e a conectividade entre diferentes áreas, além de proporcionar uma experiência de aprendizado significativa, desenvolvendo nos alunos habilidades de pensamento crítico, da resolução de problemas e da comunicação, ao mesmo tempo em que promove um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo. Com tudo isso, o movimento de ensinar/aprender pode tornar-se mais aprazível e dinâmico, sem perder a singularidade de cada cosmovisão, impactando diretamente em seu engajamento e aproximando os conteúdos à práxis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9748_TB3102_24102024235339.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA CEZAR" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafscezar@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111073 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3102 "inscrito_id" => 9748 "titulo" => "FICCIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR VISANDO O PROTAGONISMO E CRIATIVIDADE NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Propostas interdisciplinares buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma abordagem enriquecedora para a aprendizagem dos alunos. O presente trabalho realiza uma intersecção entre ciências, língua portuguesa e artes, ao propor um olhar para as ações transformadoras sobre os ecossistemas e as paisagens, em um contexto no qual o aluno, usando sua criatividade e pesquisa, protagoniza a articulação dos conteúdos. Inspirada na abordagem temática Freireana, que propõe a educação problematizadora, estimula-se a produção científica crítica, a partir da redução temática com o tema ecologia humana. Os alunos são levados a assumirem o papel de construtores do conhecimento, ao articularem seus processos criativos aos pensamentos científicos. Esse projeto é desenvolvido na Escola Sarapiquá em Florianópolis, com alunos do 6° ano do ensino fundamental. Os mesmos realizaram a construção de um modelo de sistema solar e estudaram conceitos relacionados à ecologia, solo, água e ar e em seguida, foram chamados a criar seu próprio planeta, incorporando esses conhecimentos adquiridos. Essa atividade não só estimula a trajetória criativa/imaginativa mas, também, provoca a construção de narrativas, conteúdo explorado na produção textual em língua portuguesa a partir de questões norteadoras apresentadas. Nas artes foram empregadas técnicas que auxiliam na expressão e representação dos novos planetas, permitindo a materialização e a exposição das ideias desenvolvidas, finalizando em uma discussão sobre o impacto do homem no planeta. Esta perspectiva metodológica fortalece a integração e a conectividade entre diferentes áreas, além de proporcionar uma experiência de aprendizado significativa, desenvolvendo nos alunos habilidades de pensamento crítico, da resolução de problemas e da comunicação, ao mesmo tempo em que promove um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo. Com tudo isso, o movimento de ensinar/aprender pode tornar-se mais aprazível e dinâmico, sem perder a singularidade de cada cosmovisão, impactando diretamente em seu engajamento e aproximando os conteúdos à práxis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9748_TB3102_24102024235339.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA CEZAR" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafscezar@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }