O presente trabalho tem por finalidade apresentar e fazer reflexões acerca do projeto de intervenção “Conhecer para respeitar”, desenvolvido no âmbito da disciplina “Projeto Social”, do curso de Licenciatura em Geografia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE. O projeto foi implementado em duas turmas de 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Crateús- CE, durante as aulas de Geografia. A execução do projeto aconteceu com o objetivo de contribuir com a compreensão de elementos sobre à formação histórica e cultural do Brasil que pudessem levar à conscientização dos alunos sobre a importância de respeitar a diversidade étnica que existe no Brasil. Metodologicamente, o trabalho foi estruturado em duas etapas: na primeira foi desenvolvida uma abordagem bibliográfica e na segunda uma abordagem quantitativa. Como fundamentação teórica foram utilizados os seguintes autores: Souza (2018), Kabengele Munanga (2004), Almeida (2019) e a legislação que torna o ensino da temática obrigatório nas escolas, em particular, a lei 10.639/2003. Já na pesquisa quantitativa aconteceu a análise de questionário, que foi aplicado acerca do que foi discutido durante o desenvolvimento do projeto, para assim perceber as aprendizagens dos estudantes. As reflexões presentes nesse relato transitam entre os resultados alcançados, a importância de se trabalhar a educação das relações étnico raciais e a relevância desse projeto para a formação do futuro docente.