O trabalho apresentado é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, abordará o uso recursos tecnológicos com o aplicativo Stop Motion como estratégia metodológica em contextos educacionais e criativos. O Stop Motion é um aplicativo utilizado para criar animações em diversas áreas do conhecimento e possui grande relevância para o processo educativo. A pesquisa tem como objetivo propor estratégias de ensino inovadoras e diferenciadas que motivem os estudantes pela construção do conhecimento de maneira autônoma. Os dados foram coletados através da observação considerando todo o processo, desde a participação, envolvimento e criatividade dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Jauru-Mato Grosso. Espera-se que com esta atividade promover aos estudantes a compreensão sobre introdução à técnica do Stop Motion e suas contribuições para o ensino, e a eficácia dessa ferramenta como estratégia pedagógica educacional criativa e eficaz. A pesquisa demonstrou que o recurso tecnológico “Stop Motion” é um facilitador do processo educativo elaboração de resumos científicos para projetos de pesquisa e iniciação científica é uma prática essencial.