Todas as fontes de energia possuem impactos socioambientais associados. No caso da construção de usinas hidrelétricas, as mudanças ambientais são significativas, alterando o ecossistema e influenciando nas políticas públicas locais. Neste contexto, este estudo foi realizado com o objetivo de promover a conscientização ambiental e a compreensão de problemáticas associadas à produção de energia de jovens da educação básica, visando o uso consciente da energia elétrica. Este é um projeto de curricularização da extensão conduzido por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UEMASUL na turma de 8° ano da Escola Municipal Castro Alves I, em Imperatriz/MA. A abordagem utilizada foi de aulas expositivas dialogadas sobre o tema fontes de energia, impactos e propostas de uso consciente da energia elétrica. Posteriormente foi exposta uma maquete visando a simplificar a complexidade destas construções, auxiliando na visualização do objeto de aula. A maquete foi construída dentro de um aquário, explicando o processo de inundações ocasionado pela abertura de comportas e seus efeitos. Por fim foi aplicado um jogo de perguntas e respostas a fim de estimular a interação entre grupos de alunos, o trabalho em equipe e a competitividade saudável, proporcionando oportunidades de aprendizado e ampliação dos conhecimentos. Da interação com os alunos foi possível observar que houve absorção do conteúdo e que a competição os motivou a se esforçarem mais para responder corretamente e ganhar mais pontos, o que aumenta a retenção do conhecimento. Percebe-se que o tema aqui tratado é pouco abordado e discutido nas escolas, uma vez que os alunos pouco sabiam sobre ele. Haja visto o grande impacto da construção de usinas hidrelétricas, que é a fonte mais utilizada de energia no país, verifica-se a necessidade da ampla exposição de possíveis soluções no uso consciente de energia elétrica, de maneira a reduzir a demanda cada vez mais crescente pelo seu uso na sociedade.