A Educação, materializada nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições escolares, tem como objetivo facilitar o processo de aprendizagem e de desenvolvimento humano. Contudo, diversos entraves podem ocorrer e prejudicar o ato educacional, sejam eles ligados à falta de condições materiais, ao sofrimento psíquico ou ainda às dificuldades de ensino a crianças com problemas de aprendizagem. Em situações como dessa última, não é raro que o psicólogo escolar seja chamado a atuar. Em relação a isso, o objetivo deste estudo é o de apresentar um relato de experiência sobre o trabalho realizado em Psicologia Escolar na Secretaria de Educação do município de Realeza, estado do Paraná, entre os anos de 2018 e 2023. Trata-se de um ensaio teórico e de relato de experiência. Os pressupostos teóricos que embasaram a atuação no município foi a da Psicologia Histórico-Cultural. Através disso, pôde-se desenvolver no município práticas que facilitaram e/ou possibilitaram ações pedagógicas orientadas à compensação das dificuldades de aprendizagem. Dentre elas, cita-se: implementação de planos educacionais individualizadas a todos os alunos com laudos diagnósticos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental; desenvolvimento de formações contínuas e específicas com professores do ensino comum e da Educação Especial e Inclusiva; fomento à contratação de professores de apoio de forma efetiva; fortalecimento das Salas de Recursos Multifuncionais; e execução de reuniões constantes com as equipes pedagógicas das escolas, a fim de debater casos específicos e elaborar possíveis intervenções. Conclui-se, com isso, a importância de a Psicologia Escolar e Educacional orientar-se pela melhoria do sistema educacional, em especial de aspectos ligados à Educação Especial e Inclusiva. Crê-se que isso ocorre à medida em que os conhecimentos da Psicologia são utilizados para a superação dos obstáculos que se evidenciam no âmbito da Educação.