Este trabalho tem como base um relato das experiëncias do autor principal em um projeto da Universidade Federal do ABC (UFABC) que apoia-se em referências bibliográficas sobre práticas pedagógicas em relação às experiências vividas pelo autor em processo de transição entre cursos de formação, tendo início no bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) para Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (LCH). Com esse objetivo, o autor busca compartilhar e refletir estratégias inclusivas derivadas das vivências no contexto social em que os alunos monitorados estão inseridos, sobretudo no sistema educacional de ensino superior em diferentes cursos de formação. O relato se formaliza durante a graduação enquanto membro do Programa de Monitoria Inclusiva do Núcleo de Acessibilidade – Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), que seleciona e habilita estudantes da graduação como monitores inclusivos e alunos cadastrados no Núcleo de Acessibilidade com necessidades educacionais específicas como monitorandos assistidos. Nesse sentido, busca-se partilhar experiências como aluno e simultaneamente como monitor na mesma instituição, avaliando práticas pedagógicas de ensino e da educação especial em diversos cursos na universidade, no sentido de garantir a proposição de uma educação inclusiva enquanto aborda as divergências de um ensino comum e o ensino especial para a articulação de aprendizagem coletiva, explorando as didáticas que ocorrem no ambiente acadêmico, incluindo análise de práticas que favorecem a permanência de alunos com necessidade específicas. Desta forma, o trabalho tem por finalidade levantar os apontamentos aqui apresentados como reflexão com o propósito de enfatizar as possibilidades de práticas inclusivas acerca de estratégias de acessibilidade promovendo a especialização em Educação Especial.