Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: APOIANDO A DIVERSIDADE NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO MONITOR INCLUSIVO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como base um relato das experiëncias do autor principal em um projeto da Universidade Federal do ABC (UFABC) que apoia-se em referências bibliográficas sobre práticas pedagógicas em relação às experiências vividas pelo autor em processo de transição entre cursos de formação, tendo início no bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) para Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (LCH). Com esse objetivo, o autor busca compartilhar e refletir estratégias inclusivas derivadas das vivências no contexto social em que os alunos monitorados estão inseridos, sobretudo no sistema educacional de ensino superior em diferentes cursos de formação. O relato se formaliza durante a graduação enquanto membro do Programa de Monitoria Inclusiva do Núcleo de Acessibilidade – Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), que seleciona e habilita estudantes da graduação como monitores inclusivos e alunos cadastrados no Núcleo de Acessibilidade com necessidades educacionais específicas como monitorandos assistidos. Nesse sentido, busca-se partilhar experiências como aluno e simultaneamente como monitor na mesma instituição, avaliando práticas pedagógicas de ensino e da educação especial em diversos cursos na universidade, no sentido de garantir a proposição de uma educação inclusiva enquanto aborda as divergências de um ensino comum e o ensino especial para a articulação de aprendizagem coletiva, explorando as didáticas que ocorrem no ambiente acadêmico, incluindo análise de práticas que favorecem a permanência de alunos com necessidade específicas. Desta forma, o trabalho tem por finalidade levantar os apontamentos aqui apresentados como reflexão com o propósito de enfatizar as possibilidades de práticas inclusivas acerca de estratégias de acessibilidade promovendo a especialização em Educação Especial.

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