RELATO DE EXPERIÊNCIA: APOIANDO A DIVERSIDADE NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO MONITOR INCLUSIVO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110865 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2796 "inscrito_id" => 10712 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APOIANDO A DIVERSIDADE NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO MONITOR INCLUSIVO" "resumo" => "Este trabalho tem como base um relato das experiëncias do autor principal em um projeto da Universidade Federal do ABC (UFABC) que apoia-se em referências bibliográficas sobre práticas pedagógicas em relação às experiências vividas pelo autor em processo de transição entre cursos de formação, tendo início no bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) para Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (LCH). Com esse objetivo, o autor busca compartilhar e refletir estratégias inclusivas derivadas das vivências no contexto social em que os alunos monitorados estão inseridos, sobretudo no sistema educacional de ensino superior em diferentes cursos de formação. O relato se formaliza durante a graduação enquanto membro do Programa de Monitoria Inclusiva do Núcleo de Acessibilidade – Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), que seleciona e habilita estudantes da graduação como monitores inclusivos e alunos cadastrados no Núcleo de Acessibilidade com necessidades educacionais específicas como monitorandos assistidos. Nesse sentido, busca-se partilhar experiências como aluno e simultaneamente como monitor na mesma instituição, avaliando práticas pedagógicas de ensino e da educação especial em diversos cursos na universidade, no sentido de garantir a proposição de uma educação inclusiva enquanto aborda as divergências de um ensino comum e o ensino especial para a articulação de aprendizagem coletiva, explorando as didáticas que ocorrem no ambiente acadêmico, incluindo análise de práticas que favorecem a permanência de alunos com necessidade específicas. Desta forma, o trabalho tem por finalidade levantar os apontamentos aqui apresentados como reflexão com o propósito de enfatizar as possibilidades de práticas inclusivas acerca de estratégias de acessibilidade promovendo a especialização em Educação Especial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10712_TB2796_27102024181147.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO VIÇOSO DE MOURA FREITAS" "autor_nome_curto" => "Bruno Viçoso" "autor_email" => "bruno.vmouraf@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110865 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2796 "inscrito_id" => 10712 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: APOIANDO A DIVERSIDADE NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COMO MONITOR INCLUSIVO" "resumo" => "Este trabalho tem como base um relato das experiëncias do autor principal em um projeto da Universidade Federal do ABC (UFABC) que apoia-se em referências bibliográficas sobre práticas pedagógicas em relação às experiências vividas pelo autor em processo de transição entre cursos de formação, tendo início no bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) para Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (LCH). Com esse objetivo, o autor busca compartilhar e refletir estratégias inclusivas derivadas das vivências no contexto social em que os alunos monitorados estão inseridos, sobretudo no sistema educacional de ensino superior em diferentes cursos de formação. O relato se formaliza durante a graduação enquanto membro do Programa de Monitoria Inclusiva do Núcleo de Acessibilidade – Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), que seleciona e habilita estudantes da graduação como monitores inclusivos e alunos cadastrados no Núcleo de Acessibilidade com necessidades educacionais específicas como monitorandos assistidos. Nesse sentido, busca-se partilhar experiências como aluno e simultaneamente como monitor na mesma instituição, avaliando práticas pedagógicas de ensino e da educação especial em diversos cursos na universidade, no sentido de garantir a proposição de uma educação inclusiva enquanto aborda as divergências de um ensino comum e o ensino especial para a articulação de aprendizagem coletiva, explorando as didáticas que ocorrem no ambiente acadêmico, incluindo análise de práticas que favorecem a permanência de alunos com necessidade específicas. Desta forma, o trabalho tem por finalidade levantar os apontamentos aqui apresentados como reflexão com o propósito de enfatizar as possibilidades de práticas inclusivas acerca de estratégias de acessibilidade promovendo a especialização em Educação Especial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10712_TB2796_27102024181147.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO VIÇOSO DE MOURA FREITAS" "autor_nome_curto" => "Bruno Viçoso" "autor_email" => "bruno.vmouraf@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }