A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. O público alvo desta modalidade apresenta características diferenciadas das dos estudantes dos cursos presenciais. Considerando a proposta deste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa como método, com uma abordagem qualitativa. Esse tipo de abordagem permite explorar de maneira mais aprofundada os aspectos subjetivos do perfil dos estudantes. Dessa forma, este estudo buscou mapear o perfil dos estudantes dos cursos de EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO). Esta pesquisa foi realizada por meio de questionário disponibilizado via google forms, entre os meses de junho e julho de 2024, aos estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública e do curso de pós-graduação lato sensu em Educação Empreendedora, ambos ofertados pelo IFRR/CBVZO na modalidade EaD. Participaram desta pesquisa 81 estudantes dos cursos ofertados na modalidade EaD, sendo 32,1% do curso de pós-graduação em Educação Empreendedora e 67,9% do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. A partir dos dados obtidos inferiu-se que, dentre as motivações para a escolha do curso estão, interesse pessoal no curso, ingresso no mercado de trabalho e possibilidade de aumento salarial. Os estudantes da modalidade EaD do IFRR/CBVZO estão na faixa etária entre 36 a 40 anos, com renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos, o que indica que são pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho e que escolheram esta modalidade de ensino pela possibilidade de conciliar estudos e trabalho. A maior dificuldade enfrentada pelo estudante dos cursos desta modalidade em Roraima, é a qualidade da internet, realidade enfrentada por todo o estado. Observa-se que essa dificuldade está relacionada a fatores externos à instituição e que considerando a complexidade, torna-se também um desafio institucional.