O objetivo central deste trabalho foi o de compreender como tem se estabelecido a dinâmica formativa inicial e continuada de professores de ciências naturais a partir do que é evidenciado nas publicações em e-books do CONEDU. A formação docente tem sido um campo de estudos consolidado no desenvolvimento das pesquisas educacionais, sobretudo devido aos seus impactos sobre a prática pedagógica e a sua contribuição para o desenvolvimento profissional. Contudo, é importante reconhecer que a experiência formativa atual é fruto de uma trajetória, tendo uma dinâmica própria. No ensino das ciências naturais (Biologia, Física e Química) o conhecimento do conteúdo a ser ministrado articulado com as dimensões próprias da didática das ciências são importantes elementos e devem fazer parte do contexto formativo. Buscando compreender a trajetória recente da formação docente de professores de ciências naturais oferecemos uma importante contribuição acerca desse percurso ao considerar os fatores que tem impactado este contexto. Utilizou-se enquanto lentes teóricas as perspectivas de Imbernón, Carvalho e Gil-Pérez, Nóvoa e Contreras. No aspecto metodológico, tem-se uma pesquisa qualitativa, de nível exploratório e tipologia bibliográfica na qual os dados foram obtidos por meio da seleção de trabalhos publicados em e-book das edições anteriores do CONEDU que versassem sobre a formação inicial ou continuada de professores de ciências naturais. A análise destes dados foi realizada lançando-se mão da Análise Textual Discursiva, tendo como resultado central a compreensão de que a formação ofertada tem sido plural e oportunizado, por meio da interlocução com a prática a reflexão, mas não tem olhado para as dinâmicas que são próprias da autonomia docente, pois não consideram os perfis de aprendizagem docente, que são distintos daqueles explorados enquanto discentes de graduação. Percebeu-se que o evento pandêmico também estimulou a presença das tecnologias digitais e metodologias diversificadas no contexto de sala de aula.