O início da jornada universitária em cursos de licenciatura frequentemente se caracteriza por um foco intenso na teoria, deixando a prática docente em segundo plano. Essa abordagem, embora essencial para a construção de uma base sólida, muitas vezes não oferece espaço suficiente para que os estudantes apliquem esse conhecimento em situações reais de sala de aula. Neste contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se destaca como um complemento à educação teórica já no começo da graduação, pois visa integrar ativamente estudantes de licenciatura nas escolas públicas. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato pessoal de duas participantes, uma do curso de Letras Português e outra de Letras Espanhol, destacando o papel transformador do PIBID em suas carreiras iniciais. Asexperiências foram vivenciadas nas cidades de João Pessoa e Picos, onde as participantes enfrentaram realidades, desafios e aprendizados distintos. A metodologia empregada envolveu a coleta de relatos pessoais e a análise de interações e impactos no desenvolvimento profissional e pessoal das estudantes, embasado por referências teóricas. Os resultados demonstram que o programa proporcionou às estudantes oportunidades essenciais para desenvolver conhecimentos aprendidos na graduação em ambientes reais de ensino. Isso foi fundamental não apenas para o aprimoramento de suas habilidades pedagógicas, mas também para a construção de suas identidades docentes. A mudança de mentalidade observada nas participantes reflete uma adaptação às exigências e realidades de suas disciplinas e uma consciência ampliada sobre seu papel como futuras agentes de transformação no campo educacional. Portanto, este estudo busca não apenas refletir sobre o impacto significativo do PIBID, mas também inspirar outros estudantes a se engajarem em iniciativas semelhantes, reconhecendo a participação no programa como um marco inicial e decisivo na carreira de um futuro professor.