Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANALISANDO DESAFIOS E LUTAS A PARTIR DE DISCURSOS DE UM DISCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114581
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8161
    "inscrito_id" => 630
    "titulo" => "INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANALISANDO DESAFIOS E LUTAS A PARTIR DE DISCURSOS DE UM DISCENTE"
    "resumo" => "A história da Educação Especial no Brasil revela um passado marcado por visões depreciativas da deficiência, o que retardou a conquista de direitos básicos, entre os quais se destaca o acesso à Educação Superior. Ainda na atualidade, estudantes com deficiência enfrentam desafios significativos nas universidades, que muitas vezes não estão suficientemente preparadas para atender às suas necessidades específicas de aprendizagem. Com isso em mente, este estudo tem como objetivo explicitar os desafios enfrentados por estudantes com deficiência ao longo de sua jornada acadêmica. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e de um analisamos o relato discente durante o evento online "Ensino Superior e Pessoas com Deficiência", realizado em 28 de setembro de 2023 e disponível no canal do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba no YouTube. Nossas descobertas revelam uma série de barreiras que permeiam a experiência educacional das pessoas com deficiência na Educação Superior. Portanto, acreditamos que pesquisas como esta são essenciais para identificar os desafios nos ambientes acadêmicos, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de políticas de inclusão e acessibilidade mais sensíveis à realidade das pessoas com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID630_TB8161_04102024131913.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL SANTANA LEIROS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "belsantana456@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114581
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8161
    "inscrito_id" => 630
    "titulo" => "INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANALISANDO DESAFIOS E LUTAS A PARTIR DE DISCURSOS DE UM DISCENTE"
    "resumo" => "A história da Educação Especial no Brasil revela um passado marcado por visões depreciativas da deficiência, o que retardou a conquista de direitos básicos, entre os quais se destaca o acesso à Educação Superior. Ainda na atualidade, estudantes com deficiência enfrentam desafios significativos nas universidades, que muitas vezes não estão suficientemente preparadas para atender às suas necessidades específicas de aprendizagem. Com isso em mente, este estudo tem como objetivo explicitar os desafios enfrentados por estudantes com deficiência ao longo de sua jornada acadêmica. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e de um analisamos o relato discente durante o evento online "Ensino Superior e Pessoas com Deficiência", realizado em 28 de setembro de 2023 e disponível no canal do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba no YouTube. Nossas descobertas revelam uma série de barreiras que permeiam a experiência educacional das pessoas com deficiência na Educação Superior. Portanto, acreditamos que pesquisas como esta são essenciais para identificar os desafios nos ambientes acadêmicos, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de políticas de inclusão e acessibilidade mais sensíveis à realidade das pessoas com deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID630_TB8161_04102024131913.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL SANTANA LEIROS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "belsantana456@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A história da Educação Especial no Brasil revela um passado marcado por visões depreciativas da deficiência, o que retardou a conquista de direitos básicos, entre os quais se destaca o acesso à Educação Superior. Ainda na atualidade, estudantes com deficiência enfrentam desafios significativos nas universidades, que muitas vezes não estão suficientemente preparadas para atender às suas necessidades específicas de aprendizagem. Com isso em mente, este estudo tem como objetivo explicitar os desafios enfrentados por estudantes com deficiência ao longo de sua jornada acadêmica. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e de um analisamos o relato discente durante o evento online "Ensino Superior e Pessoas com Deficiência", realizado em 28 de setembro de 2023 e disponível no canal do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba no YouTube. Nossas descobertas revelam uma série de barreiras que permeiam a experiência educacional das pessoas com deficiência na Educação Superior. Portanto, acreditamos que pesquisas como esta são essenciais para identificar os desafios nos ambientes acadêmicos, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de políticas de inclusão e acessibilidade mais sensíveis à realidade das pessoas com deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.