Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110219 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1915 "inscrito_id" => 9419 "titulo" => "A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Este estudo apresenta uma Revisão de Literatura referente às dificuldades de aprendizagem da Matemática, em específico, a Discalculia do Desenvolvimento. Com objetivo de analisar nas produções acadêmicas brasileiras, expressas em Teses e Dissertações, como são abordadas as dificuldades de aprendizagem em Matemática, em específico, a Discalculia do desenvolvimento. Para isso, foi realizado um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram selecionadas nove produções para a análise e discussão dos resultados. Os resultados demonstram que os sintomas do TDAH podem ser considerados como um agravo para as dificuldades da aprendizagem da matemática. Os estudos ressaltam a importância dos professores conhecerem as dificuldades dos alunos para o desenvolvimento de atividades diferenciadas que promovam a aprendizagem da Matemática. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são apontadas como uma importante ferramentas na modelagem e resolução de problemas matemáticos que podem auxiliar significativamente no desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com Discalculia.Este estudo apresenta uma Revisão de Literatura referente às dificuldades de aprendizagem da Matemática, em específico, a Discalculia do Desenvolvimento. Com ob" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9419_TB1915_18102024215420.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE" "autor_email" => "abetegomes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110219 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1915 "inscrito_id" => 9419 "titulo" => "A DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "Este estudo apresenta uma Revisão de Literatura referente às dificuldades de aprendizagem da Matemática, em específico, a Discalculia do Desenvolvimento. Com objetivo de analisar nas produções acadêmicas brasileiras, expressas em Teses e Dissertações, como são abordadas as dificuldades de aprendizagem em Matemática, em específico, a Discalculia do desenvolvimento. Para isso, foi realizado um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram selecionadas nove produções para a análise e discussão dos resultados. Os resultados demonstram que os sintomas do TDAH podem ser considerados como um agravo para as dificuldades da aprendizagem da matemática. Os estudos ressaltam a importância dos professores conhecerem as dificuldades dos alunos para o desenvolvimento de atividades diferenciadas que promovam a aprendizagem da Matemática. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são apontadas como uma importante ferramentas na modelagem e resolução de problemas matemáticos que podem auxiliar significativamente no desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com Discalculia.Este estudo apresenta uma Revisão de Literatura referente às dificuldades de aprendizagem da Matemática, em específico, a Discalculia do Desenvolvimento. Com ob" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9419_TB1915_18102024215420.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE" "autor_email" => "abetegomes@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo apresenta uma Revisão de Literatura referente às dificuldades de aprendizagem da Matemática, em específico, a Discalculia do Desenvolvimento. Com objetivo de analisar nas produções acadêmicas brasileiras, expressas em Teses e Dissertações, como são abordadas as dificuldades de aprendizagem em Matemática, em específico, a Discalculia do desenvolvimento. Para isso, foi realizado um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram selecionadas nove produções para a análise e discussão dos resultados. Os resultados demonstram que os sintomas do TDAH podem ser considerados como um agravo para as dificuldades da aprendizagem da matemática. Os estudos ressaltam a importância dos professores conhecerem as dificuldades dos alunos para o desenvolvimento de atividades diferenciadas que promovam a aprendizagem da Matemática. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são apontadas como uma importante ferramentas na modelagem e resolução de problemas matemáticos que podem auxiliar significativamente no desenvolvimento da aprendizagem de estudantes com Discalculia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.