Este trabalho propõe uma sequência didática como possibilidade pedagógica para a prática de análise linguística dentro do componente curricular de Língua Portuguesa, no Ensino Médio. Nessa etapa do ensino básico, conforme Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a língua deve estar intimamente relacionada com os contextos reais de uso por meio das práticas de linguagens e dos campos de atuação. Sob essa perspectiva, o ensino de língua materna precisa ser reflexivo e crítico para oportunizar a participação efetiva dos alunos nas práticas sociais. Assim, por concebermos a língua como um instrumento político e de poder (Lima; Rocha, 2022), propomos uma sequência didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) fundamentada na investigação das avaliações sobre os atos ocorridos no dia oito de janeiro de 2023, postas nos tweets dos Senadores Eleitos (legislatura 2023-2026). Com isso, em conformidade com os documentos oficiais (PCNs, BNCC), objetivamos contribuir com a formação de cidadãos críticos e conscientes, por meio de discussões baseadas na análise dos significados avaliativos expressos nos textos dos senadores. Mediante ao processo analítico, os alunos compreenderão a reverberação dos valores e identidades dos avaliadores nas avaliações e a articulação intrínseca entre contexto e texto. Para tanto, seguimos as competências prescritas pela BNCC, específicas do Ensino Médio (Área de Linguagens e Suas Tecnologias: competências 2 e 7), no campo de atuação da Vida Pública, com o intuito de desenvolver as múltiplas habilidades (EM13LGG103, EM13LGG302, EM13LP05, EM13LP38, EM13LP23). Além disso, optamos por uma abordagem teórico-metodológica transdisciplinar, que harmoniza a Linguística Sistêmico Funcional (Halliday, 2004), especificamente em seu sistema de AVALIATIVIDADE (Martin; White, 2005), e a Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo, 2012).