RESUMO O presente trabalho objetiva investigar em livros didáticos de Língua Portuguesa do Novo Ensino Médio, a abordagem da prática de análise linguística e semiótica, como um dos eixos do ensino de língua, bem como as repercussões na prática docente, com o intuito de compreender como os professores estão realizando o trabalho com esse eixo, e, consequentemente, como está a aprendizagem dos estudantes, no que diz respeito aos aspectos linguísticos. O recorte que serve de base para a pesquisa será o livro Estações de Língua Portuguesa, da Editora Ática, ano 2020, articulado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fundamentação teórica do trabalho centra-se nos estudos de Geraldi (1985, 1993, 2010); Franchi (2006); Bezerra e Reinaldo (2013); e Bunzen (2019). As análises preliminares nos permitem constatar que o material contempla os seguintes eixos do ensino: oralidade, leitura e escrita de textos multissemióticos e a análise linguística. No entanto, o trabalho com a análise linguística, de modo sistemático, mostra-se incipiente para a aquisição e o desenvolvimento de conhecimentos linguísticos fundamentais para a construção de textos orais, escritos e multissemióticos