O século XXI é marcado por diversos avanços tecnológicos e inovações que não alcança igualitariamente a todos na sociedade. A escola, como sempre, é chamada a atender às demandas oriundas das novas necessidades da sociedade, incluindo aquelas relacionadas à cultura, à economia, ao trabalho e ao pleno desenvolvimento humano. Com o advento das tecnologias advindas dos avanços no campo da Ciência da Computação e da Robótica, a escola é provocada a incorporar novos processos de ensino e aprendizagem mediados por suportes tecnológicos cada vez mais modernos. As escolas privadas, diferentemente das escolas públicas, ainda não acompanharam plenamente esses avanços por diversas razões, incluindo infraestrutura, suporte tecnológico e pedagógico. Este relato de experiência aborda os desafios e possibilidades enfrentados por uma Escola Pública de Macaíba/RN na implementação das normas de Computação, aprovadas no final de 2022, e da Robótica Educacional. Um dos principais desafios identificados é a necessidade de distribuição equitativa dessas práticas pedagógicas, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário às oportunidades oferecidas. Outro óbice significativo é a carência de formação e compreensão adequadas sobre formas de integração dessas tecnologias no currículo escolar. A superação desses desafios exige um esforço conjunto entre educadores, gestores escolares e políticas públicas direcionadas para promover uma integração adequada e inclusiva, na qual a Computação e a Robótica Educacional sejam integradas de forma equânime a todos os alunos da escola. Além disso, é necessário apoiar os professores licenciados em Computação e todos aqueles que irão inicialmente operacionalizar essas ações nas escolas. Quanto às possibilidades para a materialização das Normas de Computação e da Robótica Educacional, são muitas as estratégias possíveis utilizando computação desplugada, computação plugada e híbrida, com materiais sustentáveis e recicláveis. Entretanto, elas só serão viáveis mediante a construção de um diálogo especializado entre gestores e coordenadores, professores e alunos.